quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Selo e carimbo comemorativo marcam os 60 anos do Sindicato dos Empregados no Comércio de Araçatuba e Região - SINCOMERCIÁRIOS


Os Correios lançam hoje - quinta-feira (27), às 20h30, na Sede Recreativa do Sindicato dos Empregados no Comércio de Araçatuba e Região – SINCOMERCIÁRIOS – Rua Antônio de Godoy, 729 – Jardim Planalto, Araçatuba (SP), selo personalizado e carimbo postal comemorativo dos 60 anos de história do SINCOMERCIÁRIOS.
 O lançamento das peças é uma iniciativa do presidente do Sindicato, José Carlos dos Santos, que solicitou aos Correios  a confecção do selo personalizado  e do carimbo comemorativo alusivos aos 60 anos de fundação do Sindicato.
O selo personalizado é composto por duas partes: na primeira, a bandeira nacional tremulando ao vento compõe o plano secundário e emoldura o mapa do Brasil, preenchido pelas flores do ipê amarelo – árvore-símbolo nacional.  Na segunda parte, o selo estampa a logomarca do SINCOMERCIÁRIOS. Abaixo, 1951-2011.  Completam o conjunto visual os dizeres: 60 Anos – “Com você!” e a imagem de um punho fechado, representando esse período de luta em prol dos comerciários de Araçatuba e Região.
Foram produzidos 1.212 selos personalizados, os quais serão utilizados nas postagens de correspondências do Sindicato. 


Já o carimbo comemorativo, de autoria do Núcleo de Mídia Postal da Regional dos Correios de São Paulo Interior, apresenta ao centro as mesmas informações e imagens apresentadas na segunda parte do selo personalizado. Ao redor, em círculo, os dizeres: Sindicato dos Empregados no Comércio de Araçatuba e Região – Correios – Araçatuba – SP – 27.10 a 25.11.2011 (referente ao período de circulação do carimbo).
Após seu lançamento, o carimbo ficará na Agência Central dos Correios de Araçatuba (Av. Luiz Pereira Barreto, 163 – Centro) para aplicação em todas as correspondências confiadas àquela unidade, e também para os filatelistas (colecionadores de selos) e marcofilistas (colecionadores de marcas postais), sendo, após esta data, encaminhado ao Museu Postal e Telegráfico dos Correios, em Brasília (DF).

HISTÓRIA:
A história do Sindicato dos Empregados no Comércio de Araçatuba e Região foi iniciada em 1948, quando um grupo de comerciários fundou a Associação Profissional dos Empregados no Comércio de Araçatuba e Região, que atuou até 1951 quando foi então transformada em Sindicato.
Em 25 de Julho de 1951, o Ministério do Trabalho expediu a Carta Sindical, oficializando a transformação da Associação em Sindicato. Desde aquela época, a entidade contou com muitos colaboradores e abnegados, dentre eles: Sílvio de Oliveira Dorta, José Vieira da Silva, Bernardo Paulo Gehrke, Jarbas Borges Rister, Ladislau Oliveira Noce, Mauro Fernandes, Joaquim Costa José Ribeiro Padilha, Laerte F. Spósito, Elizaldo de Mello, Kenzo Nisjhimura, Lorival Ferreira dos Santos, Vicente Camilo Lélis, e José Carlos dos Santos.
As dificuldades enfrentadas na época não eram diferentes das encontradas hoje. Sem contar com sede própria, o sindicato precisou locar vários pontos diferentes durante todos esses anos. Depois de muitas conquistas, credibilidade e respeito da classe empresarial, a entidade hoje conta com uma estrutura administrativa bem diferente.
Instalada em sede própria, com departamentos dotados de estrutura totalmente informatizada, o sindicato possui ainda uma equipe especializada e apta a prestar todo o atendimento que a classe requer, desde acompanhamento jurídico, assistência médica e até o tão necessário lazer. Fonte: http://www.seca.com.br



Nenhum comentário: