sábado, 3 de setembro de 2011

Selo personalizado e carimbo comemorativo marcam o centenário da fundação de Nova Granada


No mês de comemoração do centenário da fundação de Nova Granada, os Correios lançam neste domingo (4), às 11 horas, na Praça Manoel Alves dos Santos, s/nº (Praça Central), Nova Granada (SP), selo personalizado e carimbo postal comemorativo dos 100 anos de fundação de Nova Granada.  
O lançamento das peças filatélicas é uma iniciativa da Comissão Organizadora, que teve total apoio do prefeito municipal de Nova Granada, Pe. Aparecido Donizete Martelli, que solicitou aos Correios  a confecção dos selos personalizados  e do carimbo comemorativo alusivos ao centenário do município.  
O selo personalizado é composto por duas partes: na primeira, a bandeira nacional tremulando ao vento compõe o plano secundário e emoldura o mapa do Brasil, preenchido pelas flores do ipê amarelo – árvore-símbolo nacional.  Na segunda parte, o selo estampa a imagem da Capela de São Benedito, uma das primeiras construções logo após a fundação do município, que é conservada até hoje. No lado de fora do selo as inscrições: Prefeitura Municipal 2009 – 2012 – Arte: Hygia Ferreira e Éden Gráfica. Completam o conjunto visual, os dizeres: NOVA GRANADA – São Paulo – 100 anos de fundação – 1911 – 2011.  
Foram confeccionadas 1.212 unidades do selo, as quais serão utilizadas nas postagens de correspondências da prefeitura. 


Já o carimbo comemorativo, de autoria do DEFIP – Departamento de Filatelia e Produtos da ECT, apresenta ao centro também a imagem da Capela de São Benedito. Ao redor, em círculo, os dizeres: CENTENÁRIO DA FUNDAÇÃO DE NOVA GRANADA – Prefeitura Municipal 2009 – 2012 – Correios – Nova Granada-SP – 4.9 a 3.10.2011 (referente ao período de circulação do carimbo).
Após seu lançamento, o carimbo ficará na Agência Central dos Correios de Nova Granada, (Av. Adolfo Rodrigues, 1020 – Centro) para aplicação em todas as correspondências confiadas àquela unidade, e também para os filatelistas (colecionadores de selos) e marcofilistas (colecionadores de marcas postais), sendo, após esta data, encaminhado ao Museu Postal e Telegráfico dos Correios, em Brasília (DF).


HISTÓRIA
Nova Granada, nome dado pelos colonos que vieram da região da Estação Granada, hoje Rosário, próximo à Bebedouro. Fundada em 04 de setembro de 1911, pelo cidadão Francisco dos Santos, Nova Granada originou-se do povoado de Vila Bela. As primeiras casas foram construídas logo após sua fundação nas imediações do Largo de São Benedito. Nesse local foi construída, para esse Santo, uma capelinha que se conserva até hoje como relíquia. A cidade espalhou-se para o lado oeste e sul, procurando o cimo da colina. O Município de Nova Granada, pessoa jurídica de direito público interno, é unidade territorial que integra a organização político-administrativa da Republica Federativa do Brasil, dotada de autonomia política, administrativa, financeira e legislativa, nos termos assegurados pela Constituição da Republica e pela Constituição do Estado de São Paulo. Sua população é formada por diversas etnias: espanhóis, sírios, italianos, japoneses, africanos e portugueses.
Nova Granada tem cognome "Cidade Hospitaleira", em virtude do tratamento que dispensa às pessoas que nos visitam.
PROGRESSO: Nova Granada tem sido cenário de destaque na região, pois nos últimos anos seu Distrito Industrial desenvolveu-se bastante com a instalação de pequenas indústrias.
Foi instalada também uma indústria Hy line do Brasil (internacional) com considerável oferta de empregos, com uma produção de 1.500.000 pintainhos por mês.
As propriedades rurais são de pequeno porte, em sua grande maioria com cerca de 30 propriedades que possuem gado tratado em confinamento.
Conta com uma agroindústria de aguardente, com produção média de 250.000 litros/ ano.
Possui um abatedouro de suínos com capacidade de 1.000 animais/dia.
A média salarial concentra-se na faixa de 02 a 05 salários mínimos, o que faz com que a população incentive o comércio local.
EMANCIPAÇÃO POLÍTICA: Desmembrado do município de Rio Preto, passou a constituir o município já com denominação de Nova Granada, por força da Lei 2090 de 19/12/1925.
INSTALAÇÃO: Mas a instalação somente se realizou em 22/03/1926, compondo-se dos seguintes distritos: Mangara, Palestina, hoje desmembrado, formando um novo município, e comarca.
Ingá, atualmente Ingás incluído posteriormente por força da divisão administrativa de 1933 e territorial de 1936; Onda Verde, hoje também desmembrado, constituindo-se um município à parte pela Lei nº 8050, de 31/12/1963 Onda Branca.
Atualmente a sede inclui os distritos de Ingás, Mangaratu e Onda Branca e dois aglomerados que são Pousada das Garças e Fazenda Agro-Rio.
FESTIVIDADES: Festa do Peão, Padroeiro, Corpus Christi e Carnaval. Fonte: www.novagranada.sp.gov.br


Nenhum comentário: