sábado, 16 de julho de 2011

Rio Preto sedia Exposição Estadual de Filatelia


No período de 21 a 28 de julho próximo, a cidade de São José do Rio Preto sedia mais um grande evento filatélico. A 3ª Exposição Filatélica Estadual Um Quadro e Filatelia Juvenil (exposição de selos) promete agitar os meios filatélicos. A exposição, que contará com a participação de colecionadores de todo o estado de São Paulo, faz parte das comemorações dos 60 anos da Sociedade Filatélica e Numismática de São José do Rio Preto. O objetivo é incentivar a elaboração de novas coleções e atrair mais adeptos para a Filatelia.
O evento terá lugar no Plaza Avenida Shopping – Piso 2 (em frente a Lojas Colombo), av. José Munia, 4775 – São José do Rio Preto/SP e estará aberto ao público de segunda a sábado das 10 às 22 horas, e no domingo das 14 às 20 horas.
A abertura oficial acontecerá no dia 21, às 20 horas com lançamento de selo personalizado alusivo ao evento.
A exposição é organizada pela Sociedade Filatélica e Numismática de São José do Rio Preto e conta com o apoio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT, Federação Brasileira de Filatelia – FEBRAF, Associação Brasileira de Jornalistas Filatélicos – ABRAJOF, Associação Brasileira de Filatelia Temática – ABRAFITE, Federação das Entidades Filatélicas do Estado de São Paulo – FEFIESP e Plaza Avenida Shopping.




SOBRE A EXPOSIÇÃO FILATÉLICA
Uma exposição filatélica é o evento máximo para o filatelista (colecionador de selos), quando ele pode exibir em público a sua coleção. De caráter competitivo, o objetivo e o conceito da Classe de "Um Quadro" é incentivar novos expositores e possibilitar aos que já expõem a oportunidade de preparar participações filatélicas sobre matérias ou temas que não podem ser desenvolvidos de maneira adequada em mais de Um Quadro.
SOBRE A SOCIEDADE FILATÉLICA
A Sociedade Filatélica de São José do Rio Preto é uma entidade civil, de caráter cultural, sem fins lucrativos, destinada a promover e integrar as atividades filatélicas na cidade de Rio Preto e região.
Foi fundada em 03/05/1951, pelos então filatelistas que pertenciam a Rio Preto, em especial o Sr. Miguel Páscua Duran. Foi ele o responsável pelo agrupamento dos filatelistas e aquisição de um local para servir de sala de reuniões. A primeira reunião se deu em 26/04/1951, poucos dias antes de sua fundação, no Salão Nobre da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de São José do Rio Preto.
Ocorre que logo após a criação da Sociedade, o Sr. Miguel mudou-se para outra cidade, não figurando mais nos arquivos da nossa Sociedade. Outra pessoa que teve papel importante foi o Sr. Carlos Morandi que, apesar de ainda não existirem atas das reuniões, foi aclamado como Presidente.
Durante os anos de 1952 até 1965 a Sociedade Filatélica de São José do Rio Preto, permaneceu inativa, somente vindo a reagrupar seus sócios em meados de 1965, quando o Engenheiro Sr. Adolho Melchior Bonazzi passou a convocar as pessoas mediante notas nos jornais locais. Foi ele também quem escreveu durante muitos anos crônicas intituladas "Coluna Filatélica" nestes mesmos jornais.
Somente em 03/04/1979 foi criado o Estatuto da Sociedade Filatélica de São José do Rio Preto, aprovado pelo então Presidente eleito, o Sr. Plínio Prata Freire de Andrada.
Em 14/09/1979 foi reconhecida de Utilidade Pública pela Lei Municipal 2456. Durante anos a Sociedade funcionou no Centro Cultural “Prof. Daud Jorge Simão”.
Em meados de 2004, colecionadores de notas de dinheiro e moedas, chamados “numismatas”, começaram a frequentar a Sociedade Filatélica, reunindo-se com os colecionadores de selos. Com essa união, a Sociedade passou a ser chamada de “Sociedade Filatélica e Numismática de São José do Rio Preto”.
Hoje, a Sociedade funciona no Prédio da Agência Central dos Correios de Rio Preto, rua Prudente de Moraes, 3057 – Centro. As reuniões acontecem aos sábados, das 10h às 12h.

Nenhum comentário: