quarta-feira, 18 de maio de 2011

Comitê Municipal elabora minuta de combate ao abuso sexual infantil


A Secretaria de Assistência Social de São José do Rio Preto informa que todo o material com sugestões e propostas levantadas durante o encontro para a Apresentação do Diagnóstico, Revisão e Elaboração do Plano Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, promovido pela pasta, será condensado em um único documento. Depois o mesmo será lido e apresentado em plenária para que seja aprovado. Com a aprovação, a minuta será encaminhada para apreciação do prefeito Valdomiro Lopes. A elaboração do documento final será realizada pelo Comitê Municipal de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil.  Os organizadores dos trabalhos disseram que não há prazo para que a minuta seja finalizada, mas garantiram que pretendem concluir o texto no menor prazo possível. A Apresentação do Diagnóstico, Revisão e Elaboração do Plano Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi realizada nesta quarta-feira (18/5), dia nacional de combate a esses crimes. O evento foi na Unorp e reunião dezenas de representantes de vários segmentos, entre eles da Vara da Infância e Juventude, Ministério Público, Polícias Civil e Militar e várias instituições e entidades. O encontro faz parte da programação da Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, realizada pela Secretaria de Assistência Social.
 Durante toda a semana estão sendo realizadas mobilizações, com distribuição de material informativo – cartazes, folderes e adesivos –, que têm por objetivo chamar a atenção para o tema “Violência Sexual é Crime”, que neste ano traz como apelo “Ajude a Quebrar o Silêncio”, convocando toda população a denunciar casos de abuso e exploração sexual. Para quem quer denunciar os telefones são: Conselho Tutelar Norte 3236.2862 e 3237.5877; Conselho Tutelar Sul 3232.2818 e 3222.1082 e o disque 100. As denúncias são anônimas. 
Entidades que apóiam a campanha
- Administração Municipal / Secretarias Municipais / Fundo Social de Solidariedade
- Drads – Divisão Regional de Assistência e Desenvolvimento Social
- DIR - Divisão Regional de Saúde
- 17ª Ciretran – Circunscrição Regional de Trânsito
- Polícia Civil
- Polícia Militar
- Polícia Rodoviária
- Corpo de Bombeiros
- CDHU
- Caixa Econômica Federal / Bradesco
- Condomínios: Recanto Real, Jardim do Cedro e Damha
- Poupatempo
- Fórum
- Acirp
- Sincomércio
- Entidades e Conselhos de Direitos
- Câmara Municipal
- OAB
- Sebrae
- Conselho de Pastores de Rio Preto
- Diocese/Bispado de São José do Rio Preto

Comitê de Combate ao Tráfico de
 Pessoas mobiliza sociedade 

Uma passeata com a participação de municípios da região, de atiradores do Tiro de Guerra, da Polícia Militar, e de representantes do Comitê Regional de Enfrentamento e Combate ao Tráfico de Pessoas, organizador da mobilização, chamou a atenção da sociedade para a importância em se denunciar os casos de abuso sexual de crianças e adolescentes. O evento foi realizado nesta quarta-feira (18/5), Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes. A passeata teve a parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia, e da Fras –Fundação Rio-pretense de Assistência Social. A concentração dos participantes foi em frente ao prédio do Fórum, na rua Marechal Deodoro da Fonseca. De lá, os manifestantes seguiram pela Bernardino de Campos. No Calçadão, na praça Rui Barbosa, fizeram a distribuição de material informativo, tanto sobre a questão da exploração sexual de crianças e adolescentes como dos casos de tráfico de pessoas. “Além de alertarmos a sociedade para dois problemas sérios, que são a exploração sexual de crianças e adolescentes e sobre o tráfico de pessoas, essa também foi uma boa oportunidade para divulgar a existência do Comitê”, disse Evanilda Amaral, membro do Comitê. Para denúncias sobre tráfico de pessoas é só ligar 181.

Nenhum comentário: