sábado, 12 de fevereiro de 2011

Selo comemora os 150 anos da Caixa Econômica


Os Correios lançaram, na sede da Caixa Econômica em Brasília (DF), um selo em comemoração aos 150 anos da instituição. A cerimônia de obliteração do selo fez parte da festa de aniversário do banco, festejada no último dia 12 de janeiro.
Com arte de Hans Donner e tiragem de 300 mil exemplares, o selo divulga a logomarca dos 150 anos da Caixa Econômica Federal, cujo desenho reproduz um abraço no mapa do Brasil, expressando o campo de atuação nacional da Caixa, exemplo de instituição que apoia projetos especiais do governo frente aos cidadãos brasileiros. As cores utilizadas são as da Bandeira Nacional. Foi utilizada a técnica de computação gráfica.
O selo tem valor facial de 1º Porte Carta Comercial, atualmente R$ 1,05 e pode ser adquirido nas agências e na loja virtual dos Correios (www.correios.com.br/correiosonline).



HISTÓRICO
Em 12 de janeiro de 1861, foram criados, na então Corte, a Caixa Econômica e o Monte de Socorro, pelo Decreto nº 2.723, assinado por Dom Pedro II, tendo, a primeira, estabelecida na cidade do Rio de Janeiro, o propósito de incentivar a poupança e, o segundo, estabelecido na mesma cidade, a missão de conceder empréstimos sob penhor, principalmente para as pessoas mais simples e escravos interessados em comprar carta de alforria.
Hoje, 150 anos depois, com sede em Brasília, Distrito Federal, a Caixa Econômica Federal é o maior banco público da América Latina, que ao longo de sua história continua cumprindo o propósito de sua criação, que é o de estar presente na vida de seus clientes, em todos os 5.564 municípios brasileiros, com suas agências, rede lotérica e correspondentes bancários.
Na sua função de banco comercial, compete no mercado de crédito, fundos de investimento e poupança e é, hoje, a maior detentora de Caderneta de Poupança do Brasil e de mais da metade dos contratos de financiamento da casa própria. Como banco público, trabalha como agente das políticas sociais do Governo Federal, sendo repassadora de verbas para obras de infraestrutura, saneamento, habitação popular, administradora do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, distribuidora do Programa Bolsa Família, promotora de iniciativas de inclusão bancária, dentre outras funções.
Pelas conquistas em sua trajetória, a CAIXA tornou-se o verdadeiro banco da cidadania.
Ao emitir este selo, assinalando os 150 anos da Caixa Econômica Federal, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos também homenageia os mais de 80 mil empregados da Caixa, que, com seu trabalho dedicado, ajudam a construir um Brasil melhor.


Nenhum comentário: