sábado, 23 de outubro de 2010

Inscrições abertas para "Time do Emprego"


Pessoas desempregadas com mais de 16 anos poderão se inscrever, a partir da próxima segunda-feira (25/10), em São José do Rio Preto, no “Time do Emprego”, programa da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho desenvolvido no município em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho e do Emprego. O programa irá proporcionar orientação profissional e apoio ao trabalhador desempregado, desenvolvendo suas habilidades, interesses e valores. Funcionários da Secretaria Municipal do Trabalho e do Emprego participaram de um treinamento em São Paulo para desenvolver o programa no município. A proposta é formar um “time”, um grupo, para troca de experiências e procura conjunta por emprego ou ocupação. Os inscritos participarão de 12 encontros semanais, de três horas cada um, com grupos de 20 a 25 pessoas. Durante as reuniões, eles receberão orientações sobre elaboração de currículo e preparação para entrevistas de emprego. Serão incentivados também a conhecerem a si mesmos, suas habilidades, competências e estabelecerem metas de trabalho e de vida, para que tenham sucesso na busca por uma colocação no mercado de trabalho. O programa também orientará o aluno a administrar as finanças em tempo de desemprego ou crise; tornar-se adepto do consumo consciente; entender a importância do planejamento financeiro e de sua real situação financeira e abrir o próprio negócio. As inscrições podem ser feitas de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas, na Secretaria do Trabalho e do Emprego, na rua Eduardo Nielsen, 420, no Jardim Congonhas ou também no PAT –Posto de Atendimento ao Trabalhador, que fica na rua Boa Vista, 666, Boa Vista. Outras informações pelo telefone (17) 3234-1740.  

Comissão Municipal do Emprego

Nesta semana, representantes de diversas entidades, entre elas a Secretaria do Trabalho e do Emprego, se reuniram para elaborar o Plano de Qualificação Profissional de São José do Rio Preto para 2011. Na ocasião foram apresentadas as necessidades de cada setor para a criação de novas vagas de emprego e cursos de qualificação profissional nas áreas do comércio, indústria, construção civil, metalurgia, transporte e turismo. Para a secretária do Trabalho e do Emprego, Simone Silveira dos Santos, o Plano será uma ferramenta importante para quem busca inserção no mercado de trabalho. “Serão desenvolvidas várias ações para a ampliação dos conhecimentos e qualificação profissional. A capacitação é fundamental não só para conquistar uma vaga, mas também para se manter empregado”, explica Simone. Participaram da reunião representantes do Senac –Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial; IPA –Instituto Penal Agrícola; Apeti – Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia de Informação, Siticon –Sindicato da Construção Civil; SindusCon –Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo; Emurb – Empresa Municipal de Urbanismo; CIEE –Centro de Integração Empresa-Escola; Senai –Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial; Ceduverde –Grupo Educacional de Onda Verde e das Secretarias do Trabalho e do Emprego e dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia.

Inscrições – Programa ‘Time do Emprego’
Data: a partir de 25/10
Horário: 8h às 17h
Local: Secretaria do Trabalho e do Emprego, na rua Eduardo Nielsen, 420, no Jardim Congonhas ou no PAT –Posto de Atendimento ao Trabalhador, que fica na rua Boa Vista, 666, Boa Vista.

Nenhum comentário: