domingo, 30 de março de 2008

40 anos de Céline Dion



Céline Marie Claudette Dion (Charlemagne, 30 de Março de 1968) , é uma cantora canadiana que se tornou numa estrela adolescente na sua terra natal depois de o seu empresário (e futuro marido), René Angelil, hipotecar a sua única casa para poder financiá-la em seu primeiro álbum. Tornou-se reconhecida na Ásia e na Europa após ganhar os concursos Yamaha (1982) e Eurovision (1988). Tornou-se uma das maiores artistas dos anos 90 e uma das cantoras mais conhecidas mundialmente.
A música de Celine Dion foi influenciada por vários géneros: do pop ao rock, do gospel ao clássico. A cantora canadiana é admirada, também, pelas suas grandes habilidades vocais, sendo capaz de alcançar 2,4 oitavas regulares e em agudos a bater até 5 oitavas (G5 em Sorry for love e Fly).
A Celine lançou vários álbuns notáveis (alguns com mais de 20 milhões de cópias vendidas), tornando-se em uma das mulheres com maior número de vendas da música, com aproximadamente 200 milhões de álbuns, além de ter sido reconhecida com vários Grammys , World Music Awards , American Music Awards , Oscars , Globos de Ouro, antes de anunciar que iria parar de cantar por tempo indeterminado em 1999, para se dedicar à maternidade, e cuidar do seu marido doente com cancro da laringe. Em 2002, a Celine regressou ao estrelato musical, e em 2004, recebeu o prémio especial do World Music Awards reconhecendo Celine Dion, como a maior cantora e maior recordista de vendas de toda história da música mundial. Atualmente, Dion se encontra envolvida com o seu espectáculo milionário , A New Day... onde uma réplica do coliseu de Roma foi construída especialmente para a cantora, num meio de vários efeitos especiais, dezenas de dançarinos e o maior ecran de alta definição do planeta, no Caesar's Palace de Las Vegas, sob um contrato de 200 milhões de dólares e mais 50% dos lucros de ingresso para a Diva. (texto wikipédia)

Nenhum comentário: