quarta-feira, 18 de abril de 2012

XXVII Bienal de Artes Fotográficas em Preto e Branco no SESC de São José do Rio Preto




A partir do dia 29 de abril, até 27 de maio, o SESC Rio Preto recebe a exposição XXVII Bienal de Artes Fotográficas em Preto e Branco, realizada pelo Fotoclube de Rio Preto, pela Confederação Brasileira de Fotografia e pela Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Desenvolvimento e de Cultura, com o apoio cultural do SESC Rio Preto.
 Integram a programação 150 fotos de fotógrafos de todo o Brasil, em diferentes formatos e temáticas, todas em preto e branco. O objetivo da exposição é incentivar a arte fotográfica e divulgar a produção nacional.
 Complementando a exposição, acontece o workshop A Foto em Foco, no dia 19 de maio, sábado, das 14h às 18h, na Sala de Uso Múltiplo. Quem ministra a oficina é o fotógrafo Jorge Etecheber e a doutora em Lingüística pela UNESP Fátima Schinelo. A fotografia é uma das linguagens não-verbais que está tomando o mundo em que vivemos. Para entender o contexto fotográfico, é necessário uma preparação específica dos autores/leitores para a produção e leitura desse tipo de texto.
 O workshop, então, tem como objetivo preparar os participantes para uma leitura de textos visuais, permitindo que eles desenvolvam, a partir de suas referências culturais, um olhar crítico que possibilitará VER, LER e COMPREENDER o universo da fotografia.

BRESSONIANAS

 Também integrando a exposição de fotos, o SESC apresenta a primeira mostra da série de fotografias Bressonianas como parte do Acervo SESC de Arte Brasileira, que é composta pela seleção de 42 imagens de sete fotógrafos brasileiros que têm em suas obras a influência do fotógrafo francês Henri Cartier-Bresson, entre eles: Cristiano Mascaro (SP), Flávio Damm (RJ), Carlos Moreira (SP), Orlando Azevedo (Curitiba), Juan Esteves (SP), Marcelo Buainain (Natal – RN) e Tuca Vieira (SP). 
 A exposição, que acontece de 20 de abril a 27 de maio, traz um recorte, composto por 7 imagens, sendo uma de cada fotógrafo, com o intuito de mostrar como a estética e o conceito do Instante Decisivo de Bresson influenciou a fotografia brasileira tanto no fotojornalismo quanto no fotodocumentário praticado a partir dos anos 50.
 Henri Cartier-Bresson
 Aclamado mundialmente, Henri Cartier-Bresson (1908-2004), um dos mais importantes fotógrafos do século XX, considerado por muitos como o pai do fotojornalismo, começou a fotografar como profissional em 1931, influenciado pelos surrealistas. Segundo o coordenador geral do projeto que trouxe a mostra ao Brasil, Eder Chiodetto, “não pela pintura deles, mas pela percepção do subconsciente”. A partir disso, Cartier-Bresson se deixou levar pelo instinto, clicando cenas simples nas ruas, flagrantes das belezas do cotidiano, e construiu um legado considerado o ápice da fotografia humanista e do fotodocumentário.
 Para mais informações acesse www.sescsp.org.br/riopreto ou ligue para (17) 3216 9300. 

XXVII Bienal de Artes 
Fotográficas em Preto e Branco
Data: de 29/4 a 27/5.
Horário: Terça a sexta, das 13h15 às 21h45.
Sábados, domingos e feriados, das 9h45 às 18h45.
Local: Área de Convivência do SESC Rio Preto
Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1333.
Grátis.

Mostra - Bressonianas
Data: de 20/4 a 27/5.
Horário: Terça a sexta, das 13h15 às 21h45.
Sábados, domingos e feriados, das 9h45 às 18h45.
Local: Corredor de acesso à Odontologia do SESC Rio Preto
Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1333.
Grátis.

Workshop – A Foto em  Foco
Data: 19/5, sábado.
Horário: das 14h às 18h.
Local: Sala de Uso Múltiplo do SESC Rio Preto
Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1333.
Grátis.
***Inscrições na Central de Atendimento.

Nenhum comentário: