sexta-feira, 20 de abril de 2012

Fases do América Futebol Clube abre projeto de exposições do saudoso amigo Edson Baffi



Tem início neste sábado (21/4) o projeto “Diferentes ângulos e emoções de Rio Preto sob o olhar de Edson Baffi”, que leva à população rio-pretense a oportunidade de relembrar – ou conhecer – fatos, personagens e transformações marcantes do município a partir da década de 70, período em que o repórter-fotográfico construiu e consolidou sua carreira. O projeto consiste em dez exposições, de abril a dezembro deste ano, cada uma com um tema e local diferente.
Quem abre o projeto é a exposição “Meu Coração é Vermelho”, que será montada no saguão do Mercado Municipal. A mostra reúne 35 imagens de momentos importantes, curiosos e até mesmo desconhecidos do América Futebol Clube. Nas fotografias, o público poderá ver as diferentes fases de construção do Estádio Benedito Teixeira; o famoso ponta direita Marinho, fazendo embaixadinhas no Calçadão; a intimidade dos jogadores no vestiário; a ilustre visita do bicheiro carioca Castor de Andrade; a torcida; Pelé no Estádio Mário Alves Mendonça; entre tantos outros fatos históricos.
Este projeto mostra o desejo da família em compartilhar o material de Edson Baffi. “Devido ao valor estético e histórico do acervo deixado pelo meu pai, os arquivos servem como instrumento de formação cultural, possibilitando que a nova geração tenha oportunidade de conhecer os momentos que fizeram parte do desenvolvimento de Rio Preto”, destaca Edinho Baffi, jornalista e filho do fotógrafo.
A mostra “Meu Coração é Vermelho” ficará aberta ao público até o dia 28 de maio. Depois, a mesma segue para o Centro Esportivo do Eldorado. Nos outros meses, serão montadas as exposições “Trabalhadores de Rio Preto”, “Os donos das ruas”, “Artistas rio-pretenses”, “A magia das eleições”, “Rio-pretenses em Retratos”, “Transformações urbanas”, “A vida como ela é” e “Terra de São José”, de maio a dezembro, respectivamente.
Edson Baffi 
Durante 40 anos, os principais acontecimentos e personagens de São José do Rio Preto e região foram registrados pelas lentes de Edson Baffi. Com um olhar singular e diferente, era capaz de denunciar ou glamourizar momentos importantes com a mesma intensidade e qualidade técnica.
 Apaixonado pelo fotojornalismo, contou, por meio de imagens, a história do município. Seu arquivo de imagens é fonte para as novas gerações que desejam conhecer e compreender melhor as transformações da cidade e da população rio-pretense.
 Ocupante da cadeira 15 da Academia Rio-pretense de Letras e Cultura, Baffi faleceu no ano de 2011, vítima de câncer no pulmão.

Nenhum comentário: