sábado, 21 de abril de 2012

Educação renova laboratórios de informática em 45 escolas e alunos visitam Banco de Alimentos


Quarenta e cinco escolas da rede municipal de ensino, sob responsabilidade da Secretaria de Educação de São José do Rio Preto, terão novos laboratórios de informática.
 A iniciativa é fruto de uma parceria do município com o Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo), administrado pelo Ministério da Educação, que contemplou o projeto de Rio Preto com uma nova rede digital de ensino.
 Cada novo laboratório é composto de 17 computadores, sendo um para a área administrativa da escola, além de uma impressora laser, do tipo colorida. Os equipamentos vão substituir os atuais laboratórios de 36 escolas da rede municipal de ensino. Os equipamentos antigos serão reaproveitados em outras nove unidades, que ainda não dispõem de laboratórios e áreas administrativas de escolas da rede.
 Segundo a secretária de Educação, Telma Vieira, a nova rede digital de ensino ocorreu após inscrição do projeto do município no Proinfo, “Os equipamentos, inclusive já estão nas escolas e vão ser instalados pelo próprio MEC em breve”, afirma.

Alunos visitam
Banco de Alimentos

Os alunos do Projeto “Construindo o Futuro”, da Associação Espírita “A Caminho da Luz” – AELUZ visitaram no início da semana (16/04) o Banco Municipal de Alimentos.
Lá, tiveram aula de higiene dos alimentos e pessoal, importância da data de validade dos produtos alimentícios, aproveitamento integral dos alimentos sem desperdício e uma alimentação saudável. O grupo de alunos, com idades entre 9 e 12 anos,  visitaram pela primeira vez o Banco de Alimentos, no início desta semana, sendo recebidos pela coordenadora do Banco, Maria de Fátima Soares e pela nutricionista Renata Siqueira Fonseca.
 As crianças também puderam conhecer como é feito o recebimento, separação, distribuição dos alimentos arrecadados diariamente. Além disso, puderam ver com é feita a embalagem de legumes processados à vácuo e o processamento de polpa de frutas, na despolpadeira.
 Acompanhados da coordenadora da Associação Espírita, Elizandra Rodrigues, os alunos foram orientados e incentivados pela nutricionista Renata, a evitarem o desperdício de alimentos em casa.
 A instituição AELUZ, juntamente com outras 66 entidades cadastradas, é atendida pelo Banco Municipal de Alimentos, semanalmente.
 O Banco de Alimentos é coordenado pelo Fundo Social de Solidariedade de São José do Rio Preto, presidido pela primeira-dama Eliana Lopes.

Nenhum comentário: