terça-feira, 17 de abril de 2012

Projeto ‘Vem com a gente’ agita estudantes em Rio Preto e Curso de Panificação para o S. Clara


Alunos de seis escolas da rede pública de ensino participam a partir de hoje, terça-feira, (17/4), até  sexta-feira (20/04), do projeto Vem com a gente, promovido pelo Sindicado dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo (Sieeesp), com apoio da Secretaria de Educação de São José do Rio Preto.
 Segundo a organização do evento, o programa tem por objetivo promover debates entre os participantes sobre questões ambientais, culturais e educacionais. Todas as atividades serão desenvolvidas na unidade móvel do projeto, que funciona em uma carreta adaptada, com 90 metros que acomoda quatro estações (salas) e auditório.
 Simultaneamente ao evento será lançado o “Vem com a gente Prêmio de Meio Ambiente”, que vai selecionar o melhor desenho elaborado por crianças da 1ª a 5ª séries, a melhor fotografia feita por familiares dessas crianças e redação para os alunos da 6ª a 9ª séries. O tema será “Eu, você e o presente da Natureza”.
 Vão participar do projeto alunos das escolas municipais Sylvio Martini, Riscieri Berto, Ruy Nazareth, Daisy Trefiglio, Joana Casagrande e Vera. Deverão participar cerca de 670 estudantes.
 São José do Rio Preto é a segunda cidade a sediar o evento. Até o mês de agosto, o “Vem com a gente” também será realizado nas cidades de Ribeirão Preto, Sorocaba, Campinas, região do grande ABC, Santos, São José do Campo, Osasco, São Paulo, Bauru, Marília e Araçatuba.

Curso de Panificação  
para o Santa Clara

O curso de Panificação e Confeitaria Básica Itinerante, realizado pelo Fundo Social de Solidariedade de São José do Rio Preto, por meio do programa de Formação Profissional, tem a participação de moradoras do bairro Santa Clara. O curso teve início nesta segunda-feira (16/04), na sede da cozinha piloto da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, no Bosque da Felicidade.
“Vocês estão tendo a oportunidade de se profissionalizarem e se tornarem independentes financeiramente, a partir da capacitação e do empenho de cada uma. O prefeito Valdomiro tem priorizado ações junto aos moradores dos bairros mais distantes da cidade e a Estância Santa Clara tem sido beneficiada. Assim, sejam todas bem-vindas e aproveitem cada momento do aprendizado que será transmitido pelas professoras”, enfatizou a presidente do Fundo Social, primeira-dama Eliana Lopes.
Para o padre Fábio Henrique Paganin, a parceria com o Fundo Social vem ao encontro das solicitações da comunidade. “Queremos ampliar a participação da população, trazendo para a Paróquia novos cursos”, afirmou o padre.
“É uma grande alegria participar deste curso. Já estou até planejando fazer e vender pães em casa, para aumentar a renda”, contou a dona de casa Maria dos Anjos Rodrigues, de 46 anos, moradora da Estância Santa Clara. Maria também participa do curso de Corte e Costura, oferecido pelo Fundo Social, e vai se formar costureira, no próximo mês
O curso de panificação será inteiramente prático, com oito aulas, sempre das 14 às 17 horas. As aulas serão ministradas pela professora Nelly Viudes Vendramini, do Banco Municipal de Alimentos e vão até o dia 17 de maio. 
No primeiro dia de aulas, as 15 alunas do curso receberam apostila, avental e touca para utilizarem ao longo das aulas e, na manipulação dos alimentos. O material impresso .pelo Fundo Social contém informações sobre: Educação alimentar, com aproveitamento integral de alimentos (talos, cascas e folhas); Boas práticas de higiene e manipulação de alimentos; Noções de pesos e medidas; Armazenamento e validade; e, Noções sobre comercialização dos produtos, bem como diversas receitas de pães, bolos e salgados.
O Curso Itinerante tem como proposta atender o maior número de alunos em todos os bairros da cidade. As instituições que tenham interesse em sediar o curso devem entrar em contato com o Fundo Social. O requisito é que nas instituições tenham cozinha em condição apropriada para receber alunos.
Já as pessoas interessadas em participar do curso deverão procurar o Fundo Social e preencher ficha de inscrição. A idade mínima para participar é de 16 anos.
O Fundo Social de Solidariedade fica na rua Pedro Amaral, 3578 - Vila Ercília. Telefone (17) 3214-9010. 

Nenhum comentário: