quinta-feira, 19 de abril de 2012

Correios homenageiam os 20 anos da FEA-RP/USP com selo personalizado




Os Correios lançam nesta sexta-feira (20), um selo postal personalizado em comemoração aos 20 anos da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto/USP. 
A cerimônia de lançamento acontece no Anfiteatro Prof. Dr. Ivo Torres, no Bloco “A” da FEA-RP, Av. Bandeirantes, 3900 – Monte Alegre, Ribeirão Preto (SP), a partir das 19 horas, e inclui palestra da Profa. Dra. Telma Maria Tenório Zorn, Pró-Reitora de Graduação da USP, sobre o tema “Futuro do Ensino de Graduação na USP”. 
O lançamento da peça filatélica é uma iniciativa do diretor da FEA-RP, Sigismundo Bialoskorski Neto, que solicitou aos Correios  a confecção do selo alusivo aos 20 anos da Unidade.
O selo personalizado é composto por duas partes: na primeira, a bandeira nacional tremulando ao vento compõe o plano secundário e emoldura o mapa do Brasil, preenchido pelas flores do ipê amarelo – árvore-símbolo nacional.  Na segunda parte, sobre quadro representando um Mosaico, o selo estampa em forma de traços a imagem da fachada da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto/USP. Na parte superior da imagem, a logo da FEA-RP/USP e os dizeres: 20 anos. 
Foram produzidos 6.012 selos personalizados, os quais serão utilizados nas postagens de correspondências da faculdade.

Histórico da FEA-RP
A FEA-RP foi criada em 1992 como uma extensão da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – “Campus” de São Paulo (FEA-SP) - e obteve sua autonomia em 2002. Durante os dez primeiros anos em que a FEA-RP era uma extensão da FEA-SP, a preocupação fundamental foi com a implantação e consolidação dos cursos de graduação - noturnos - da faculdade, com padrões de qualidade que os tornassem referência no país. O sucesso alcançado pela jovem escola, graças à dedicação de seu corpo docente, funcionários e pelos alunos, pode ser visto nos indicadores de produção acadêmica e pelo desempenho obtido nas diversas avaliações realizadas. Ao longo desses anos, os cursos da FEA-RP sempre obtiveram a nota máxima nas avaliações realizadas pelo Ministério da Educação (Exame Nacional de Cursos - “Provão”), tendo o curso de Administração obtido a primeira colocação durante cinco anos consecutivos e os cursos de Ciências Econômicas e Ciências Contábeis obtido, em geral, as segundas e terceiras colocações do país. Além dessas avaliações, vale destacar que a faculdade obteve várias outras premiações por meio de seus alunos e professores. Concluiu-se, assim, a primeira fase de existência da FEA-RP com um grupo de pesquisadores capacitados e atuantes e com os três cursos noturnos de graduação consolidados e com um elevado nível, tornando-se referência no país apesar da juventude da escola.
A constituição da unidade autônoma trouxe uma nova fase, marcada por uma profunda expansão das atividades. Para a viabilização da autonomia recorreu-se a um período de transição com a presença de professores titulares emprestados da FEA-SP, a fim de que fosse composta a estrutura básica de funcionamento da escola. Esse período caracterizou-se por um rápido crescimento da unidade com a criação dos cursos diurnos de graduação em “Administração” e em “Economia Empresarial e Controladoria” e o início dos programas de mestrado em “Administração das Organizações”, “Controladoria e Contabilidade” e “Economia - Área: Economia Aplicada”. Além disso, a FEA-RP passou a participar de cursos de outras unidades, como por exemplo, o curso de Ciências da Informação e da Documentação (CID) e o de Matemática Aplicada a Negócios (MAN), de responsabilidade da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Este último contando com um número relevante de matérias da FEA-RP e também utilizando as instalações da unidade para o oferecimento das aulas.
Com os novos cursos, o número de alunos da faculdade se expandiu de forma significativa. As vagas no vestibular saltaram de 135 para 265 e o número de alunos na graduação passou de 690, em 2002, para 1472, em 2011. Considerando-se os alunos do curso de MAN, transformado em interunidades FFCLRP e FEA-RP, no ano de 2008, existem 1662 alunos de graduação utilizando as instalações da FEA-RP. Além disso, o número de alunos de pós-graduação, já incluindo o curso de doutorado em Administração de Organizações, iniciado em 2010, passou para 144, em 2011.
Em 2010, também tiveram início os cursos de especialização, sendo oferecidos, em 2011, dez cursos, com 1300 alunos matriculados.
Acompanhando esse processo, houve um aumento expressivo no número de docentes, que passou de 41, em 2002, para 93, em 2011. O número de funcionários no mesmo período passou de 22 para 65.
Esse crescimento da FEA-RP tem propiciado novas oportunidades, como a possibilidade da ampliação das linhas de pesquisa da unidade e a consolidação das atuais, bem como da criação do doutorado em Controladoria e Contabilidade e do mestrado profissional em Gestão de Organizações de Saúde (curso a ser oferecido em conjunto com a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP). Ambas as propostas foram aprovadas pela FEA-RP e estão sendo analisadas pelos órgãos competentes no âmbito da USP, para posterior submissão à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). (Fonte: www.fearp.usp.br). 

Nenhum comentário: