segunda-feira, 16 de abril de 2012

“Circuito SESC de Artes 2012” de 17/04 a 06/05



Do dia 17 de abril a 6 de maio acontece o “Circuito SESC de Artes 2012”, em 88 cidades do interior, litoral e Grande São Paulo, mobilizando 18 unidades do SESC no estado de São Paulo. Na programação muita música, circo, artemídia, vídeo, literatura, artes visuais, dança e teatro. A iniciativa do SESC São Paulo conta com o apoio do Sincomércio e das Prefeituras Municipais de cada cidade.
A programação toda é gratuita.
 O Circuito SESC de Artes 2012 passará um dia em cada um dos 88 municípios, divido por 7 roteiros em todo o estado. O roteiro de nossa região conta com as cidades de Santa Fé do Sul, Jales, Fernandópolis, Votuporanga e Mirassol. O conceito do Circuito SESC de Artes é intervir positivamente no cotidiano de cidades do interior, litoral e grande São Paulo, por meio da realização de atividades e culturais em espaços públicos, propiciando às comunidades acesso a novas possibilidades de interação na arte. Além da quebra da rotina nestas cidades, o SESC São Paulo, por meio do Circuito, pretende deixar rastros com sua passagem, apresentado arte de uma forma singular, a fim de proporcionar a construção de uma verdadeira educação que passa também pelos sentidos.
 “O Circuito SESC de Artes 2012 oferece uma oportunidade para se concretizar uma das grandes missões da instituição, que consiste na democratização do acesso do mais amplo público à produção artística atual”, define Danilo Santos de Miranda, diretor regional do SESC. Miranda afirma que “a circulação de uma programação sociocultural consistente e diversificada, por 88 cidades do interior do estado, promove a participação e o envolvimento do público numa ação de educação permanente e desenvolvimento pessoal que tão bem a cultura e as artes podem proporcionar”.
 As cidades que incluem o Circuito são:

Santa Fé do Sul, na quarta, dia 18.
Na Praça Sales Filho (Palco Principal), a partir das 15h.

Jales, na quinta, dia 19.
Na Praça João Mariano de Freitas – Av. João Amadeu – Centro, a partir das 15h.

Fernandópolis, na sexta, dia 20.
Na Praça Joaquim Antonio Pereira (Praça da Matriz) – Centro, a partir das 15h.

Votuporanga, no sábado, dia 21.
Na Praça São Bento – Rua Ivaí, s/n – Centro, a partir das 15h.

Mirassol, no domingo, dia 22.
Na Praça Dr. Anísio José Moreira, s/n – Centro, a partir das 15h. 

Confira também todas as atrações 
do Circuito SESC de Artes 2012:

TEATRO
A Saga de Jorge
Grande Cia. Brasileira de Mystérios e Novidades (RJ).
O espetáculo é baseado na versão alagoana da Folia de Reis e conta, em forma de folguedo, com seus dançadores e cantores multicoloridos, a história de São Jorge contra os dragões da maldade e do caos, reconstituindo nesta celebração a figura mística que se preservou nas mais diferentes culturas. No Brasil, São Jorge é apresentado como mártir da Igreja Católica e como Orixá do Cambomblé e da Umbanda. Os textos são cantados e narrados seguindo a métrica do cordel dos poetas populares. A peça utiliza técnicas do teatro de rua, do circo, música e danças populares para contar sua história.
Direção geral: Lígia Veiga. Elenco: Adriana Aragão, Aline Figueiredo, Beth Beli, Emerson Boy, Fabio de Sousa, Lelena Anhaia, Ligia Veiga, Mafalda Pequenino, Milton Moreno, Pedro Lima, Pedro Struchiner e Sara Hara. Duração: 80 min.

MÚSICA
Ceumar
A cantora, violinista e compositora mineira iniciou sua carreira profissional em 2000, quando lançou seu primeiro álbum Dindinha. Três anos depois, em Sempre Viva, assinou a produção e os arranjos, e estreou como compositora. Depois vieram Achou! Em 2006, trabalho em parceria com Dante Ozzettu e Meu Nome em 2009, gravado ao vivo na capital paulista. Em 2009 mudou-se para a Holanda, e começou a apresentar-se ao lado do trio de jazz do pianista Mike Del Ferro, que havia conhecido três anos antes em um projeto em São Paulo. O reencontro rendeu o álbum Live in Amsterdan, gravado ao vivo na capital holandesa. No repertório dos shows, a cantora faz uma retrospectiva de sua carreira.
Ceumar – voz, violão e percussão / Lelena Anhaia – baixo, cavaquinho e vocal / Priscila Brigante – bateria e percussão. Duração: 70 min.

CIRCO
La Mutante Carieté
The Pambazos Bros (SP)
O espetáculo é composto por números cômicos e integrado por figuras do reino animal e vegetal. Mesclando técnicas de clown, malabarismo, dança e improvisação, este cabaré de variedades está sob o comando dos apresentadores Winston e Kingston. O grupo possui criações que privilegiam a linguagem do circo-teatro e buscam uma flexibilidade em relação aos locais de apresentação. A convivência do grupo em difernetes sociedades gerou o desejo de criar um projeto que enfatizasse as semelhanças encontradas nesses povos, articulando-as com o intuito de proporcionar identificação com o público, independente de suas raízes.
Direção e elenco: Diego Martinez e Jorge Zagarzazú. Duração: 50 min.

ARTES PLÁSTICAS E VISUAIS
Bordar São Paulo
Beth Ziani (SP)
Oficinas em que o bordado é apresentado como uma linguagem artística da atualidade, mostrando a força das atividades coletivas como expressão da integração, da criação conjunta, as reflexão e da representação de temas variados: memória local, literatura, história de vida, entre outros. O projeto tem como objetivo reunir a memória de São Paulo e propiciar a experiência com a técnica do bordado livre
Criação e arte: Joana Salles e Beth Ziani. Oficineiros: Beth Ziani, Joana Salles, Rioco Kayano e Pedro João Cury.

LITERATURA
Teatro Por Um Triz (SP)
Intervenção itinerante com atores que caminham e cantam. Eles abordam o público e propõem que se escolha um dos muitos poemas que se encontram enrolados e pendurados no interior de um guarda-chuva. Após essa escolha, o poema é declamado, como um presente aos participantes. A Cia. Teatro Por Um Triz, desde 1996, desenvolve espetáculos voltados principalmente ao público infantil, sempre mesclando o teatro de animação com o trabalho de ator.
Criação e direção: Teatro Por Um Triz. Elenco: Andreza Mortean Domingues, Cristiana Gimenes Parada dos Santos e Marcelo Villas Boas.

CINEMA E VÍDEO
Vídeos de animação
Curtas-metragens (BR)
Exibição de curtas-metragens brasileiros de animação. Cada um dos roteiros contará com um programa diferente, a partir de uma curadoria elaborada.
Curadoria: Thomas Larson.

Ogro
O Ogro é uma HQ que foi publicada em 1984 na revista Calafrio. A atmosfera densa e a abordagem expressionista imposta, pela arte de Julio Shimamoto, transformaram o roteiro de Antônio Rodrigues em uma pequena obra-prima.
Direção: Márcio Júnior e Márcia Deretti. Duração: 8 min.

Ícarus
Um garoto de 4 anos que vive numa grande cidade e se sente só, pois seus pais trabalham muito.
Direção: Victor Hugo Borges. Duração: 11 min.
  
CIRCUITO SESC DE ARTES 2012
Data: 18/4 em Santa Fé do Sul.
19/4 em Jales.
20/4 em Fernandópolis.
21/4 em Votuporanga.
22/4 em Mirassol.
Horário: a partir das 15h.
Grátis.
  
SESC Rio Preto
Rua: Francisco das Chagas Oliveira, 1333 
São José do Rio Preto – SP.
Tel.: (17) 3216 9300. 
Informações: www.sescsp.org.br/riopreto 
Acompanhe o SESC Rio Preto nas redes sociais: 
www.twitter.com/sescriopreto

Nenhum comentário: