quinta-feira, 3 de maio de 2012

Vacinação contra raiva começa em Talhado e contra gripe começam a ser distribuídas



A campanha de vacinação contra raiva animal promovida pela Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto já está em andamento. A imunização dos animais começou nesta quarta-feira (2/5), no distrito de Talhado. A expectativa é vacinar 41,8 mil cães e gatos no município e nos dois distritos.
Segundo o coordenador da campanha, o veterinário Luís Flávio Vani Amaral, ao todo foram disponibilizados à população 101 postos de vacinação, que vão imunizar os animais até o próximo dia 30 de maio, de acordo com programação específica.
Nesta quarta, por exemplo, a imunização é realizada em seis diferentes pontos no distrito de Talhado – um na praça do distrito e os outros em loteamentos não regularizados. A vacinação vai até às 19 horas e é gratuita.
Já para a quinta-feira, seguindo a programação, será a vez dos postos montados na área de abrangência da UBSF Rio Preto 1. Cinco postos vão estar à disposição da população, das 14 às 19 horas. Entre eles, a praça pública do Jardim Felicidade, que fica na rua Ernesto Alves esquina com a rua Benedito Aparecido Bianchi e os bares Cavalari e da Leni, entre outros.
Para a população saber onde levar seu animal de estimação para ser vacinado contra a raiva, no local mais próximo de sua casa, pode entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde do seu bairro, ou entrar no site da Prefeitura de Rio Preto, no endereço www.riopreto.sp.gov.br/saude ou ainda ligar diretamente no Centro de Controle de Zoonoses, no telefone (17) 3231-6494.
Vacinação
Segundo o veterinário, devem ser imunizados contra raiva cachorros e gatos com idade superior a três meses, exceto animais doentes ou fêmeas que estejam na fase final de gestação.
"Também solicitamos que os pais evitem deixar as crianças levarem os animais, como prevenção a possíveis acidentes. Os cachorros devem ser transportados com guias e os mais ferozes devem estar de focinheira. Gatos devem ser levados em caixas específicas ou presos adequadamente", ressalta.

Vacinas contra gripe começam a ser 
distribuídas nas unidades de saúde

A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, por meio do setor de imunização, iniciou nesta quarta-feira, a distribuição das doses de vacina contra gripe repassadas pela Direção Regional de Saúde (DRS-XV) para as 25 unidades de saúde do município.
 A campanha, que será nacional, começa no próximo sábado, dia 5/5. Em Rio Preto, a previsão é de que sejam vacinadas pelo menos 80% das 78,1 mil que se enquadram nos critérios definidos pelo Ministério da Saúde.
 Deverão ser imunizados idosos com 60 anos ou mais, gestantes, crianças a partir de seis meses e menores de dois anos, indígenas, profissionais de saúde e portadores de doenças crônicas com prescrição médica. Neste ano, o governo federal também reservou um percentual de vacinas para pessoas que estão cumprindo pena.
De acordo com a enfermeira e coordenadora do setor de imunização da Secretaria de Saúde, Michela Dias Barcelos, a vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde neste ano vai imunizar contra três tipos de vírus - influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e B.
“Os adultos vão tomar uma única dose. Quem tomou a vacina em 2011, toma apenas uma dose da vacina. Já as crianças que nunca foram imunizadas, tomam meia dose e após 30 dias devem tomar a dose final”, afirma a enfermeira. A única restrição para a vacina é de quem alergia a ovo ou a algum componente da vacina.
 Ao todo serão 25 postos de vacinação fixos em Rio Preto instalados nas unidades de saúde, além de 32 equipes volantes para vacinação de acamados. Cerca de 350 profissionais vão estar envolvidos na campanha.

Nenhum comentário: