quarta-feira, 2 de maio de 2012

Construção de valores sociais é trabalhada na “Hora do Conto” com Conceição Lopes


Neste mês de maio, quem participa do projeto “Hora do Conto”, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, é a contadora de histórias Conceição Lopes. As atividades têm início nesta quinta-feira (3/5) e seguem durante todo o mês, às 15 horas, no Setor Infanto-Juvenil da Biblioteca Pública Municipal Dr. Fernando Costa. Serão trabalhados textos que contribuem para a formação de caráter das crianças.
 Ao todo, a atividade será ministrada acerca de três textos: “A Velha Feiticeira” e “História de Dona Carochinha”, de tradição oral; e “Rumpelstiltskin”, dos Irmãos Grimm. Temas como dinheiro, gula, poder, medo, entre outros, são discutidos nos contos, que propiciam a construção dos conceitos e valores morais e sociais.
 De acordo com a contadora de histórias, é fundamental trabalhar com o imaginário para o desenvolvimento da criança. “Toda criança tem um mundo particular. É preciso acreditar em um mundo fantástico, para que ela consiga, posteriormente, resolver os problemas do mundo real. O 'era uma vez' prepara as crianças para que se tornem cidadãos”, comenta Conceição.
 Para aumentar a construção do imaginário, durante as narrações das histórias, Conceição utiliza alguns adereços. “Utilizo a técnica da história projetada, em que os objetos simples representam as personagens dos contos”, explica.
 Esta é a terceira vez que Conceição Lopes participa da “Hora do Conto”. Trabalha com contação de histórias desde a época em que ela lecionava, em 1998. Atualmente, coordena atividades culturais na Oficina Cultural Fred Navarro e ministra cursos na área em que atua.

“Hora do Conto”, com Conceição Lopes
Data: 3, 10, 17, 24 e 31 de maio
Horário: 15 horas
Local: Setor Infanto-Juvenil da Biblioteca Pública 
Municipal Dr. Fernando Costa – Praça Jornalista 
Leonardo Gomes, 1º andar – Centro
Informações: (17) 3202-2316

Nenhum comentário: