sábado, 31 de março de 2012

Segundo boi no rolete e debate no CICC discute formas de energia vital



Debate no CICC discute 
formas de energia vital 


HOJE,  sábado (31/03), a Sessão de Filosofísica do CICC (Centro Integrado de Ciência e Cultura), discute as formas de energia vital. Sob o título “Aura, chakras, chi e outras formais de energia vital: há evidências experimentais?”, serão apresentadas essas formas de energia vital, questionando sua existência, os tipos de evidências que se tem e o que se conhece, de fato, sobre o assunto.
Desde a antiguidade, alguns acreditam que o corpo humano tenha formas de energia vital. Porém, no mundo ocidental, pouco se discute sobre esse tema sem entrar em alguns tabus que acabam inviabilizando conclusões.
O físico e astrônomo do CICC, Alexandre Neves, que coordenará o debate, diz que a crença em formas de energia vital é muito antiga. “A humanidade sempre se deparou com esse questionamento. Alguns as chamam de áura; para os indianos, seriam os chakras. Já para os chineses, que a chamam de chi, essas forças estariam relacionadas a pontos de encontro de energia na superfície do corpo, podendo-se desenvolver técnicas de artes marciais e respiração para, por exemplo, emitir energia para fora do corpo e movimentar objetos sem tocá-los”, afirma Neves.
Durante a abordagem dos temas, o físico apresentará vídeos que mostram técnicas de controle do corpo para relatar a crença desses povos. “O objetivo é gerar uma discussão e levar o público a uma reflexão vista por vários ângulos, uma vez que a física não consegue detectar essa força de energia e, por isso, não consegue explicar as evidências”, finaliza.

Sessão Filosofísica “Aura, chakras, 
chi e outras formais de energia vital: 
há evidências experimentais?”
31 de março (sábado), às 16h30
Auditório do CICC 
Avenida João Batista Vetorazzo, 500, no Distrito Industrial
Entrada franca

Nenhum comentário: