quarta-feira, 28 de março de 2012

Procon orienta sobre compra de ovos de páscoa


O Procon de Rio Preto informa que os consumidores devem ficar atentos ao adquirir ovos de Páscoa. Entre as dicas, estão: observar prazo de validade, peso e especificações na embalagem dos ovos de chocolate. 
 O diretor do Procon, Sérgio Parada, ressalta que toda informação contida na embalagem dos produtos (seja chocolate, ovo, bombons ou colombas) deve ser clara e precisa, com especificações corretas sobre a quantidade, composição, características, qualidades, bem como os possíveis riscos que possam apresentar futuramente.
 “Outro fator que deve ser observado pelo consumidor, é o prazo de validade. Nunca se deve comprar produtos vencidos. A dica é observar quando se pretende consumir o produto, buscando um prazo de validade adequado para evitar desperdício. É comum nessa época, adquirir ou ganhar mais produtos do que a capacidade de consumo dentro do prazo de validade”, afirma Parada.
 Outra orientação, no caso de ovos de páscoa, é em relação ao número de referência do produto, que é um código do fabricante que identifica o peso e o tamanho de seus produtos. “Marcas diferentes com a mesma numeração não indicam o mesmo peso ou tamanho. Assim, números maiores se comparados a números menores de marcas distintas, não indicam necessariamente ovos maiores”, ressalta.
 Os consumidores também devem verificar as condições gerais da embalagem, que têm por objetivo proteger de eventuais contaminações. Embalagens com furos ou partes amassadas devem ser evitadas.
 “No caso de ovos ou produtos que contenham brinquedos, a embalagem deve apresentar o selo do INMETRO e a idade recomendada para uso do brinquedo”, lembra o diretor do Procon.
 Parada afirma ainda que consumidor tem sempre 30 dias para reclamar de qualquer problema com o produto adquirido. “Porém, devido a sua natureza perecível, é melhor que faça isso o mais rapidamente possível”, diz.
O Procon Rio Preto atende a reclamações de consumidores no Poupatempo, localizado à rua Antônio de Godoy, 3033, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas e aos sábados, das 8 às 13 horas.

Dicas para consumidores

- Confira as informações fornecidas em anúncios, folhetos ou em qualquer material publicitário, na hora da compra. O fornecedor deve cumprir a oferta exatamente como anunciou.
- Após definir o tipo de ovo a ser comprado, pesquise preços, pois eles podem variar bastante de um local para o outro. Existem fabricantes que possuem lojas próprias e podem oferecer um preço melhor.
- Os fornecedores de produtos artesanais ou de fabricação caseira têm de seguir as mesmas regras de comercialização dos fornecedores de produtos industrializados.
- Saiba que existe a opção de ovos “diet”, ou seja, sem adição de açúcar, com adoçantes sintéticos e apropriados para pessoas diabéticas.
- Cuidado! Alimentos “light” não têm as mesmas características, portanto, não podem ser consumidos por quem tem restrição a açúcar na dieta.

Nenhum comentário: