terça-feira, 27 de março de 2012

Obra de José de Alencar é tema de palestra nesta quarta-feira às 19h30 no Sesc Rio Preto


Um evento realizado nesta quarta-feira (28/03), às 19h30, promete deixar os vestibulandos menos preocupados com as mudanças ocorridas este ano na lista de leitura obrigatória da Fuvest e da Unicamp. Como parte do projeto “Bem lido!”, o Sesc Rio Preto recebe o doutorando em Letras e professor de literatura da Coopec, Waldemar Rodrigues Pereira Filho, para falar sobre o romance Til, de José de Alencar, que é uma das quatro obras cuja leitura passa a ser exigida dos estudantes.
 Os outros livros são Viagens na Minha Terra, de Almeida Garrett; Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis; e Sentimento do mundo, de Carlos Drummond de Andrade. Essas quatro obras substituem Auto da barca do inferno, Iracema, Dom Casmurro e Antologia Poética.
“Podemos considerar que houve uma mudança profunda na lista”, avalia Waldemar. “No projeto ‘Bem lido!’, analisamos a obra com foco no público de vestibulandos, o que auxilia na compreensão obtida na leitura e no entendimento das questões do vestibular”.
A obra Til foi escrita em 1872, de forma que pertence à fase regionalista de José de Alencar, junto a obras como O Gaúcho, O Sertanejo e Tronco do Ipê. Nela são abordados aspectos românticos, como inocência, amor, fragilidade, idealização da natureza e subjetividade. Retrata os costumes, a linguagem e a vida rural da época.
A atividade é gratuita e aberta ao público, mas é recomendado que o participante tenha mais de 14 anos. No mês de abril, o “Bem lido!” volta a acontecer, dessa vez com a presença do professor Sérgio Vicente Motta, da Unesp de Rio Preto, que vai analisar a obra Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida.
Dia 28/03, às 19h30
Local: Sesc Rio Preto 
 Avenida Francisco Chadas de Oliveira, 1333
Entrada franca

Nenhum comentário: