domingo, 25 de março de 2012

Ronaldo Carandina ou Ronaldo Viola se estivesse entre nós faria 50 anos



Ronaldo Carandina nasceu em São Paulo/SP no dia 25/03/1962. Iniciou o aprendizado da viola caipira com apenas 9 anos de idade. Desde criança gostava de ouvir os grandes nomes da Música Caipira Raiz no inesquecível Programa "Linha Sertaneja Classe A", na Rádio Record de São Paulo-SP. 
Ronaldo Viola "abandonou tudo" pela vida nos palcos, objetivando cantar "as verdades do nosso Brasil", conforme seu próprio comentário no encarte do CD "Ronaldo Viola e João Carvalho - Vol. 5" (ver logo abaixo). 
Ronaldo também gostava de um bom frango caipira, quiabo e pimenta "da boa" e, nas horas de lazer, uma pescaria com os amigos, não deixando de levar a Viola! 
Manoel João de Carvalho é natural de Taiúva/SP, onde trabalhava no campo juntamente com seus pais. Cresceu ouvindo a Música Caipira e os primeiros acordes no Violão ele aprendeu ainda na infância. 
João Carvalho também gosta de uma boa pescaria, preferencialmente no Pantanal Matogrossense, tendo predileção pelos "peixes enormes" bem assados na própria beirada do rio... 
A dupla "Ronaldo Viola e João Carvalho" iniciou no ano de 1978 sua curta, porém expressiva, Carreira Artística, após o Festival da Música Sertaneja patrocinado pelo Governo do Estado de São Paulo, que teve lugar em diversas cidades do Interior Paulista, dentre elas, Santa Isabel-SP. 
Defendendo uma música de autoria sua, juntamente com José Caetano Erba, Ronaldo foi vencedor, juntamente com João Carvalho e, a partir daí, decidiram formar a Dupla. 
Em 1980, com apoio do Cantador, Compositor e Produtor Téo Azevedo, que os levou para a gravadora Fermata, Ronaldo Viola e João Carvalho gravaram o primeiro disco, "Cheiro Do Povão" (Discofran - DFLP 105), com destaque para a música "João e Maria" (Moniz). Esse Primeiro Disco foi uma Produção Independente distribuída pela Fermata. 
O Segundo e o Terceiro Discos foram gravados na Tocantins, tendo já atingido um expressivo destaque no cenário nacional. 
Considerados como Músicos de Raiz, a dupla procurou seguir o Estilo Autêntico de Tião Carreiro e Pardinho, seguindo no Mundo Artístico Profissional e fazendo sucesso nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná, realizando diversas apresentações, tendo chegado à marca de 6 Discos gravados, entre LP's e CD's. 
Merece destaque também o Quarto Disco, que a dupla gravou no ano de 1993: o LP "Ronaldo Viola e João Carvalho - Vol. 4" pela gravadora San Francisco (SFLP-1013), o qual contou com a Produção e os Arranjos do Maestro Martinez, tendo as Músicas "Paixão Goiana" (João de Paula - Romeu Wandscheer), "Esperança" (Ronaldo Viola) e "Viola Viva" (Praense - Romeu Wandscheer), além de "Volta Por Cima" (Tião Carreiro - Romeu Wandscheer). O disco também teve a participação especial do Locutor de Rodeios Barra Mansa na faixa "Rodeio Brasileiro" (Jesus Belmiro - Ronaldo Viola). 
O Quinto e o Sexto Discos da dupla foram gravados também na San Francisco. O Volume 5 (SF-5003) (foto da capa à direita), por sinal, foi um trabalho muito bom que, para nossa felicidade, foi remasterizado em CD, com destaque para excelentes Composições tais como "Na Voz do Vento" (Valdemar Reis - Ronaldo Viola - Silviano Ramos), "Pagode do Grotão" (Lourival dos Santos - Tião Carreiro - Ronaldo Viola), além da belíssima "Carro de Boi" (Donizete Santos - Ronaldo Viola) (a Música cujo trecho o Apreciador ouve ao acessar essa página). 
Em 1994, a dupla Ronaldo Viola e João Carvalho gravou "Rodeio brasileiro" e "Sobrado da alegria", de Jesus Belmiro (Jesus Belmiro Mariano) um dos mais respeitados compositores do universo sertanejo 
Em 2000, no entanto, Ronaldo Viola e João Carvalho desfizeram a dupla, após quase 20 anos de atividade. E, a partir de 2002, Ronaldo Viola passou a cantar em dupla com o Praiano. 

Ronaldo Viola e João Carvalho fizeram muito sucesso com as músicas: Paixão Goiana; Carro de Boi; Flor de Goiás; Doutor Caipira, Dama da Noite; e tantas outras. 

Nenhum comentário: