quarta-feira, 15 de maio de 2013

Hoje, Mobilização de Combate ao Abuso e Exploração Sexual e Curso de culinária ensina a crianças receitas saudáveis


O prefeito Valdomiro Lopes realizou ontem (14/5) da abertura da Campanha “Crianças abusadas sexualmente não falam. Denuncie”. O evento reuniu cerca de 500 pessoas, no auditório da UNIP. “Queremos que nossas crianças e adolescentes sejam respeitados de fato e de direito. Temos que nos indignar sempre e incentivar as pessoas a denunciarem os casos que tomarem conhecimento”, frisou o prefeito. Também participaram do evento a primeira dama Eliana Lopes, a vice-prefeita e superintendente do Semae, Ivani Vaz de Lima, e a secretária de Assistência Social, Helena Cristina Marangoni.
O evento marca as ações do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e tem como foco ao estímulo a denúncia de casos de abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes.
Organizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA – e Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, terá hoje, quarta-feira (15/5), às 9 horas, mobilização de sensibilização da população para que casos de violência sejam denunciados, através do DISQUE 100.
“Este é um momento para despertar ainda mais as pessoas sobre a importância das denúncias, mas isso deve ser uma ação contínua na sociedade. É uma mobilização nacional e Rio Preto por estar no entroncamento de rodovias fundamentais tem que trabalhar fortemente no combate a exploração sexual, junto com os municípios menores”, ressaltou a secretária de Assistência Social, Helena Cristina Marangoni.
Discutindo o tema: “Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: Avanços e Desafios”, o Promotor de Justiça de Entrância Final, do Estado do Paraná, Murillo José Digiácomo, falou durante seminários sobre a caracterização dos casos de violência e abuso, diante da Justiça, no país.
O Seminário contou com a participação do promotor de Justiça da Vara da Infância e Juventude, Claudio Santos de Moraes, da representante do juiz de Direito da Vara da Infância e Juventude, Osni Pereira de Assis, Maria Inês Dantas, da delegada titular da Delegacia de Defesa da Mulher de Rio Preto, Dálice Ceron, da presidente do CMDCA, o Conselho Municipal dos direitos da Criança e do Adolescente, Carla Ávila, da presidente do CMAS, Conselho Municipal de Assistência Social, Clemilda Pulégio, da coordenadora acadêmica da UNIP, Renata Cavenaghi, do vereador Jean Charles Serbetto, do Procurador do Federal, Eleovan Mascarenhas, da representante do Secretário Estadual de Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia, Eurides Garcia Garcia.
O Dia Nacional de Combate foi criado em 18 de maio de 2000 pela Lei Federal nº 9970/00, com objetivo de mobilizar e convocar a sociedade brasileira a proteger suas crianças e adolescentes. A data foi escolhida em razão do "Crime Araceli". A menina de apenas oito anos de idade que foi estuprada e assassinada em Vitória (ES), em 1973. Os autores desta violência nunca foram punidos.
Programação
Dia 15/05
Campanha “Crianças abusadas 
sexualmente não falam. Denuncie”
Horário: 9 horas
Local: Praça Rui Barbosa
Apresentações:
Escolas Viva, do Dom lafayete e Eldorado
Valquírias Ielar
Apae Capoeira
Renascer
Hip Hop
Grafitagem
Visitação/sensibilização em prédios públicos
Equipe teatral fará intervenção nos faróis com distribuição de adesivo e folder explicativo: às 6h30, na avenida Ernani Pires Domingues com rua Aparecida do Taboado; e, às 17h30, na rua Delegado Pinto de Toledo com Cenobelino de Barros Serra.

Curso de culinária ensina a
crianças receitas saudáveis 

Tem início nessa quarta-feira (15/05), a primeira turma do curso Missão Saudável, projeto que visa ensinar a crianças matriculadas na rede municipal de ensino, receitas fáceis, saudáveis e nutritivas, desenvolvido pelo Sesi Rio Preto, em parceria com a Secretaria de Saúde.
A primeira turma terá 40 alunos, e até o final de novembro, 200 estudantes, com idade superior a 10 anos e já inscritos anteriormente, terão passado pelo programa, que consiste de três encontros. As aulas serão realizadas na cozinha industrial do Sesi sempre no período da manhã, das 8 às 11 horas, às quartas-feiras.
Segundo a coordenadora de vigilância nutricional da Secretaria de Saúde, Andrea Gonçalves Paes, o curso faz parte do cronograma de atividades do projeto Saúde na Escola, mantido pelo município, em parceria com o Ministério da Saúde desde 2011. “Foram inscritas crianças das escolas que integram o projeto”, afirma.
O curso Missão Possível faz parte do programa Alimente-se Bem, do Sesi-SP, que incentiva o consumo de partes não convencionais dos alimentos como talos e cascas. A ideia é evitar o desperdício e garantir mais nutrientes à mesa.
GRAs
Paralelamente ao projeto, o município mantém ainda os grupos de reeducação alimentar para crianças com idade entre 7 e 12 anos, mais conhecidos como GRAs, onde os participantes aprendem, de forma lúdica, a importância de alimentação adequada à idade e prática de atividades físicas.
As reuniões que são quinzenas ou semanais, conforme o local onde ocorrem, são temáticas, cada dia abordando um assunto relacionado à alimentação. O trabalho é desenvolvido por nutricionistas, pediatras e psicólogos que participam dos grupos. 
Nos Grupos de Reeducação Alimentar (GRAs), as crianças são acompanhadas por profissionais da saúde que avaliam peso, altura, IMC, pressão arterial, exames laboratoriais, quando necessários.

Nenhum comentário: