quarta-feira, 15 de maio de 2013

Campanha orienta sobre hepatite C em pessoas com mais de 40 anos e Dia da Família


Tem início nessa quarta-feira, dia 15 de maio e vai até o próximo dia 15 de junho, a campanha Hepatite C na maturidade, que visa orientar a população rio-pretense com idade igual ou superior a 40 anos a realizar o exame de diagnóstico para a doença. A ação, promovida pelo GADA (Grupo de Amparo ao Doente de Aids e Hepatites Virais), tem apoio da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto.
Durante um mês, serão distribuídos em todo o município, inclusive nas unidades de saúde, materiais de orientação como cartaz, folder e jornal informativo a fim de divulgar a campanha, além de sintomas, grupos de risco e onde procurar atendimento no município. O material foi elaborado pelo Gada.
A hepatite C é uma doença silenciosa que está entre as principais causas de cirrose e câncer de fígado. Somente no Brasil, estima-se que mais de 3,5 milhões de pessoas possam estar infectadas com o vírus da hepatite C, porém, grande parte nunca realizou diagnóstico para a detecção da doença.
A campanha tem como alvo as pessoas com mais 40 anos já que antes do ano 1992, quando o vírus da Hepatite C (VHC) foi identificado, não havia diagnóstico da doença nos exames para transfusão de sangue, por exemplo.
Em Rio Preto, o exame de diagnóstico pode ser solicitado na consulta ao médico ou em qualquer uma das 26 unidades de saúde da rede municipal. Outra opção é o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), que faz exames com agendamento prévio para hepatites virais, aids e sífilis, por meio do telefone (17) 3231-9939.
A primeira edição da campanha Hepatite C na Maturidade foi realizada em novembro de 2011, proporcionando aumento de 23% na média de exames de diagnóstico da doença na rede municipal: de 1.700 saltou para 2.100 exames entre novembro e dezembro.

Escolas municipais realizam
Dia da Família nessa quarta 

Escolas da rede municipal de ensino, sob responsabilidade da Secretaria de Educação de São José do Rio Preto, realizam nesta quarta-feira (15/5), o Dia da Família na Escola. A ação tem por objetivo promover a integração entre a unidade escolar, funcionários, alunos e pais. 
Na escola Adelaide Khauan Medina, no Jardim Aroeira 2, a programação tem início às 7 horas com um ato cívico e apresentação de canto. Também estão previstas exposição de fotos, cortes de cabelos gratuitos cedidos pelo Instituto Embelleze, além de aferição de pressão arterial. Pais de alunos da escola também participam de curso de primeiros socorros que será ministrado por técnicos do SAMU.
Já na escola Pinochio, localizada no bairro Cidade Nova, a programação tem início às 19 horas e vai até às 21h30. As 200 crianças atendidas pela unidade escolar, em conjunto os pais e professores vão participar de oficinas de leitura, jogos pedagógicos, desenho, colagem e dobradura.
A programação e horário das atividades nas instituições de ensino variam conforme cronograma de cada escola municipal.

Nenhum comentário: