sábado, 18 de maio de 2013

Caminhada pelo calçadão marca Dia da Luta Antimanicomial


A equipe técnica da secretaria de Assistência Social, juntamente com usuários do Centro POP e Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS – realizaram nesta sexta-feira (17/5), caminhada pela área central de Rio Preto, para lembrar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial.  
O objetivo da caminhada, como explica a coordenadora do Centro POP, Sônia Miele, foi chamar a atenção das pessoas para a importância de se combater o preconceito em relação a pacientes portadores de transtornos. “Este movimento está historicamente ligado à defesa dos direitos humanos, contra a violência institucional praticada nos espaços manicomiais”, ressalta Sônia.
A mobilização em Rio Preto foi antecipada, já que a luta antimanicomial é lembrada em todo o país no dia 18 de maio, desde 1987, data em que os portadores de transtornos mentais ganharam o direito de um tratamento inclusivo, sem precisar de isolamento da sociedade.
Funcionários e pacientes usaram roupas coloridas e cartazes para chamar a atenção de todas as pessoas circulantes do calçadão.  

Nenhum comentário: