sábado, 18 de maio de 2013

Nossa Arte/Cultura e georgiana retratadas em selo


Os Correios lançam no dia 26 de maio, nas cidades de Brasília (DF) e Niterói (RJ), dois selos (de emissão especial) “Série Relações Diplomáticas: Brasil – Geórgia Arte e Cultura”.
Os selos focalizam as obras “Lenhador”, do brasileiro Antônio Rafael Pinto Bandeira, e “Pescador em uma Camisa Vermelha”, do georgiano Niko Pirosmani. Pintores contemporâneos, nascidos na segunda metade do século XIX, apresentam estilos e técnicas distintas em suas obras, que representam o caráter e alma de seus respectivos países. Na elaboração das imagens foram utilizadas as técnicas de fotografia e computação gráfica.
Com a emissão desses selos, os Correios reúnem dois povos distantes geograficamente, mas muito próximos em seus ideais e aspirações, ressaltando o bom relacionamento entre Brasil e Geórgia, e divulgando, por meio da Filatelia, a arte representativa de suas culturas e histórias.
Serão impressos 360 mil selos, sendo 180 mil de cada motivo com valor facial de R$ 2,90 e poderão ser adquiridos nas agências e na loja virtual dos Correios (www.correios.com.br/correiosonline).

Histórico

Lenhador
Antonio Rafael Pinto Bandeira (1863 – 1896)


“Lenhador” é obra de Antônio Rafael Pinto Bandeira (Niterói, 1863 – Rio de Janeiro, 1896), pintor e professor da segunda metade do século XIX, mais conhecido por suas paisagens e marinhas. A referida obra, óleo sobre tela com dimensões de 86,4 x 67,2 cm, datada de 1890, foi doada pelos familiares do pintor ao Museu Antonio Parreiras - MAP.
O autor, Antonio Rafael Pinto Bandeira, descendente de escravos, ingressou na Academia Imperial de Belas Artes aos dezesseis anos. Em 1887, mudou-se para Salvador, onde permaneceu por vários anos, lecionando desenho e paisagem no Liceu de Artes e Ofícios. Em 1890, retornou à sua cidade natal. Faleceu no Rio de Janeiro em 1896. É considerado um dos principais paisagistas e marinhistas brasileiros do século XIX.
O acervo artístico do Museu Antonio Parreiras conta com mais de 1000 obras de artistas, brasileiros e internacionais, de diferentes períodos da História da Arte, tendo, assim, formado coleções com obras que abrigam o período do século XVI ao XX. Uma das coleções é dedicada a Arte Brasileira do século XIX, a qual pertence a obra “Lenhador”. Inaugurado em 1942, na cidade de Niterói, Rio de Janeiro, o espaço pertence à FUNARJ, Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro, vinculada à Secretaria do Estado de Cultura.
Para o MAP é uma satisfação ter uma de suas obras reproduzidas em selo, divulgando a arte brasileira nessa emissão filatélica que representa a cultura nacional. (Fonte: Katia de Marco – Diretora do Museu Antonio Parreiras).

Pescador em uma Camisa Vermelha
Pirosmani (Niko Pirosmanashvili 1862-1918)


“Pescador em uma Camisa Vermelha” é obra do artista georgiano Niko Pirosmani, pintor autodidata, criador de uma técnica e estilo únicos, inseridos na vanguarda européia e russa do final do século XIX e início do Século XX. Esse quadro (pintura a óleo sobre tela; tamanho – 111 x 90cm , datada de 1908) – é uma das obras do artista mais conhecida em todo o mundo, e encontra-se no Museu Nacional da Geórgia, em Tbilisi.
Niko Pirosmani nasceu na aldeia de Mirzaani, na Geórgia, em 5 de maio de 1862. Começou a pintar desde tenra idade, mas nunca teve qualquer treinamento formal. No final do século XIX, ganhava a vida pintando cartazes e faixas para os proprietários de dukhans (casas de cerveja, semelhante aos pubs). Em 1912, a obra de Pirosmani passa a ser conhecida por meio da divulgação em artigos de jornais. Faleceu em 1918. Depois de sua morte suas obras ganharam reconhecimento mundial.
A obra de Pirosmani, na qual se insere “Pescador em uma camisa vermelha”, é única, diferente de outros artistas. O talento de Niko Pirosmanashvili era a sua capacidade de visualizar o mundo em torno dele em sua glória; ele via o mundo como um todo em sua complexidade. Seu mundo artístico não foi fantástico ou imaginário, mas muito real e vívido. Tudo em seu trabalho fala de suas emoções e experiências pessoais, é tátil e visualmente plausível. Pessoas, animais ou objetos nas pinturas de Pirosmani existem em uma realidade animada, e sua vivacidade determina a maneira como interagimos com suas pinturas.
O quadro “Pescador em uma Camisa Vermelha” pertence ao acervo do Museu Nacional da Geórgia, formado por uma rede que reúne vários museus, de várias partes do país. Seu acervo agrega mais de 30.000 itens de arte contemporânea (pintura, escultura, gráficos e artes decorativas). (Fonte: Otar Berdzenishvili – Embaixador da Geórgia no Brasil).



Nenhum comentário: