domingo, 29 de janeiro de 2012

Juiz é levado ao tribunal em peça do JBC



O Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto recebe neste domingo (29/01), às 19 e 21 horas, o espetáculo “A Bilha Quebrada”, da Cia. Razões Inversas, de São Paulo. Já a Represa Municipal é palco, às 17 horas, da reapresentação da peça “Barca do Inferno”, do Grupo Teatral Athos, de Batatais (SP).
Em “A Bilha Quebrada”, a ação se passa numa sala de um tribunal de uma vara distrital da comarca de Utrech, na Holanda, onde um velho, manco e careca, o juiz Adão, manda e desmanda, é uma figura asquerosa. Ele está habituado a cometer os mais diversos tipos de atrocidades, até que a comarca recebe uma inesperada visita de seu superior, o corregedor Walter, no mesmo dia em que a parteira Marta vai exigir que se encontre o responsável pela destruição de sua bilha (moringa) de estimação. A peça se passa num único cenário, o tribunal, e os fatos são revelados pouco a pouco. Adão é, ao mesmo tempo, juiz e réu de um crime que tumultuou a vida de um pequeno vilarejo holandês e quase destruiu o futuro da camponesa Eva.
O espetáculo traz em seu elenco os atores Joca Andreazza, Paulo Marcello, Lavínia Pannunzio, Maria Stella Tobar, Renata Araújo, Regina França, Washington Gonzales, Júlio Machado e Gonzaga Pedrosa, dirigidos por Marcio Aurelio. Com duração de 90 minutos e indicação 12 anos.


Na “Barca do Inferno”, adaptação livre da obra “O Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente, o espetáculo é formado por uma sequência de quadros humorísticos em que o Diabo e o Anjo, em saborosos diálogos, se defrontam com as almas recém-mortas que vão embarcar para a eternidade. Em cada um desses quadros, as personagens contextualizam conhecidos grupos ou classes sociais, que une o teatro popular, técnicas circenses e o teatro de rua.
Com direção de Ricardo Silva, que também integra o elenco junto a Isadora Bonfante, Ricardo Sousa, Luís Fernando, João Paulo, Bianca Guelere, Monica Vilani, Natália Frederico, Aline Rosilei e Adilson da Silva. Duração de 60 minutos.
Todos os espetáculos do Janeiro da Comédia têm entrada gratuita, sendo preciso pegar ingressos apenas para as peças encenadas no Teatro Municipal, uma hora antes da sessão.
A 10ª edição do Janeiro Brasileiro da Comédia é realizada pela Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Cultura, e Governo do Estado de São Paulo, por meio das Oficinas Culturais e do Projeto Ademar Guerra.
Programação
Domingo, 29 de janeiro
17h – Espetáculo: “Barca do Inferno”, do Grupo Teatral Athos
Represa Municipal - Avenida Lino José Seixas, em frente ao Hospital AME
19h e 21h – Espetáculo: “A Bilha Quebrada”, da Cia. Razões Inversas
Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto - Av. Brigadeiro Faria Lima, 5.381 – Chácara Municipal
Segunda-feira, 30 de janeiro
19h e 21h – Espetáculo: “Hay Amor!”, do Grupo Os Geraldos
Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto - Av. Brigadeiro Faria Lima, 5.381 – Chácara Municipal

Nenhum comentário: