quinta-feira, 15 de maio de 2014

Vítimas de acidente de trânsito terão Memorial

 

O prefeito Valdomiro Lopes participou nesta quarta-feira (14/5) da entrega dos prêmios para alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Integrada D. Pedro II que tiveram seus trabalhos selecionados no concurso de criação do projeto Memorial às Vítimas do Trânsito de São José do Rio Preto. 
O concurso é iniciativa da Prefeitura, por meio da SMTTS - Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Segurança, em parceria com o curso de – Curso de Arquitetura e Urbanismo e Apatru. 
Participaram da solenidade de entrega dos troféus o secretário de Trânsito, Aparecido Capello, o ex-secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Arquiteto José Carlos de Lima Bueno, o  diretor do Curso de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Integradas D. Pedro II, arquiteto Ésio Glacy de Oliveira, a fundadora da Apatru, Antonia Silva, o coordenador do Concurso na Faculdade, Lucas Farinelli Pantaleão. 
A Apatru também entregou uma homenagem ao prefeito Valdomiro Lopes e ao secretário Capello pela redução das mortes no trânsito. 
O concurso teve a participação de 60 alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo e possibilitou trabalhar a prevenção de acidentes de trânsito. Foram 32 trabalhos apresentados que passaram pelo crivo técnico da faculdade para posteriormente receberem a classificação pela comissão julgadora. 
O Memorial será constituído na rotatória da Avenida Philadelpho Manoel Gouveia Netto com a Avenida Solon da Silva Varginha. O objetivo do Memorial é homenagear as pessoas que perderam suas vidas em acidentes de trânsito, além de suas famílias, e todos aqueles que de alguma forma tiveram suas vidas impactadas por essas tragédias e sensibilizar a população para a necessidade da prevenção de acidentes de trânsito, diminuindo mortes e vítimas. 
Anualmente no mundo, morrem cerca de 1 milhão e trezentos mil pessoas em decorrência de acidentes de transito. Por isso, a ONU estabeleceu a década 2011 – 2020 como Década Mundial de Ações para a Redução de Acidentes de Trânsito, a meta é de reduzir em 50% as mortes por acidentes de transito.
No Brasil, morrem anualmente mais de 40 mil pessoas por acidentes de transito, estima-se que para cada óbito, 20 pessoas ficam feridas e com prováveis sequelas, não se sabe quantas sobrevivem com incapacidades permanentes.

Em São José do Rio Preto, segundo o Observatório de Segurança Pública do estado de São Paulo, ao se comparar o ano de 2013 com o ano de 2012, observa-se uma redução de 36,73% nas mortes por acidentes de trânsito – vias urbanas e rodovias, relativo ao crescimento da frota do município:


Nenhum comentário: