sexta-feira, 16 de maio de 2014

Mobilizações em Rio Preto no Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


A Secretaria de Assistência Social de Rio Preto, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA – e Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, deu início nesta sexta-feira (16/5) às mobilizações do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Ao longo do mês de maio, serão realizadas apresentações artísticas e culturais abordando o tema, além de seminário técnico.
O Dia Nacional de Combate ao Abuso é no dia 18 de maio. O Dia Nacional de Combate foi criado em 18 de maio de 2000 pela Lei Federal nº 9970/00, com objetivo de mobilizar e convocar a sociedade brasileira a proteger suas crianças e adolescentes. A data foi escolhida em razão do "Crime Araceli". A menina de apenas oito anos de idade que foi estuprada e assassinada em Vitória (ES), em 1973. Os autores desta violência nunca foram punidos.
“A Campanha tem como principal objetivo chamar a atenção da população para que denuncie casos de violências ou abusos, através do disque 100. Uma simples ligação pode mudar a vida de uma criança ou adolescente ou até mesmo salvá-la da morte” diz a secretária de Assistência, Helena Cristina Marangoni.
As ações de sensibilização e estímulo a denúncias de casos de violência acontecem em vários pontos da cidade. Nos semáforos, artistas com perna de pau chamam a atenção dos motoristas com faixas de “Violência Sexual é Crime: denuncie” e material informativo.
Nos Centros de Referencias de Assistência Social – CRAS -, Centro de Convivência da Juventude – CCJ – e Centro POP, terão apresentações teatrais, a partir de segunda-feira (19/5).
No dia 21, na Praça Rui Barbosa, a Secretaria de Assistência realiza mobilizações com a participação de várias instituições do município, com apresentações artísticas e distribuição de material informativo como cartazes, folders e adesivos.
No dia 30, no Teatro Municipal Paulo Moura, a assistente Social Adriana Aparecida dos Santos, mestre em Política Social e Serviço Social e coordenadora do CREAS – Centro de Referência Especializada de Assistência Social - no município de Londrina, irá falar sobre os serviços da área especializada.

Nenhum comentário: