segunda-feira, 17 de março de 2014

2.375 adolescentes foram imunizadas contra HPV


   Um total de 2.375 adolescentes, com idades entre 11 e 13 anos, foram imunizadas contra HPV em Rio Preto, pela Secretaria de Saúde, durante a primeira semana da campanha nacional de vacinação contra a doença. A vacina é indicada para garotas com idade entre 11 e 13 anos.
Segundo a enfermeira e coordenadora do setor de imunização da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, Michela Dias Barcelos, o número de meninas imunizadas corresponde a uma cobertura de 29% das 8.242 garotas nesta faixa etária. A meta é vacinar pelo menos 80%, o que corresponde a 6.594 adolescentes.
“Temos duas estratégias de vacinação, a imunização nas salas de vacinas das 26 unidades de saúde e a vacinação ‘in loco’, diretamente nas escolas que têm alunas no ensino fundamental com essa faixa etária”, explica Michela.
O objetivo da vacinação é a prevenção do câncer de colo de útero, mas a vacina também previne as verrugas genitais. “Essa vacina é quadrivalente e protege contra quatro sorotipos de HPV-  o 16, 18 que são associados ao câncer de colo de útero e o 6 e 11 que causam verrugas genitais (condiloma)”, explica a enfermeira.
O esquema adotado pelo Ministério da Saúde prevê a aplicação de três doses para a imunização completa das adolescentes. A primeira deve ser aplicada agora, a segunda seis meses após a primeira e a última cinco anos após a primeira. A vacina somente não será aplicada em casos em que a adolescente esteja grávida ou tenha alergia grave a algum componente da vacina ou em dose anterior.
Nas escolas, tem sido utilizado um Termo de Recusa nas escolas, proposto pelo Ministério e Secretaria de Estado da Saúde. Os pais/responsáveis que receberam este termo, caso não concordem com a vacinação deverão encaminhar o termo preenchido para a escola. Os pais que não encaminharem o termo até a data agendada para a vacinação estarão concordando com a aplicação da vacina.
HPV
Segundo o Ministério da Saúde, o HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual ou ainda transmitido da mãe para filho no momento do parto.
Em Rio Preto, foram 99 casos de HPV no ano passado. Entre 2006 e 2013, 88 mulheres morreram no município vítimas de câncer do colo de útero. “O papanicolaou está disponível em todas as 26 unidades de saúde do município, basta que as mulheres procurem a recepção das unidades para o agendamento”, explica o ginecologista e coordenador do programa de Saúde da Mulher da Secretaria de Saúde, Clodoaldo Sardilli.

Nenhum comentário: