quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Secretaria da Saúde realiza ação pré-carnaval com distribuição de kits com preservativos


 Com o slogan “Se tem festa, festaço ou festinha, tem que ter camisinha”, a Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, em parceria com o Ministério da Saúde, realiza nesta quinta-feira, dia 27/02, ação educativa com o objetivo de orientar a população sobre a importância do sexo seguro durante os dias de carnaval. Serão visitados, entre 19 e 23 horas, 10 bares da região central e norte, com distribuição de kits com folders e preservativos.
Segundo a gerente do Centro Municipal de DST/Aids, Aracelis Aschar, a ação tem como objetivo dar visibilidade à temática da prevenção através de ação educativa/lúdica realizada com o Bloco da Prevenção, que vai realizar abordagem divertida, lúdica e comprometida com a saúde da população.
“Serão 40 profissionais de saúde, que vão acompanhar atores e músicos. Por meio de paródias de marchinhas de carnaval com mensagens preventivas, o grupo vai orientar a população”, afirma a coordenadora.
Durante as abordagens serão distribuídos os kits – o masculino contendo quatro preservativos, sendo dois aromatizados, além de material educativo. Já no feminino, a novidade, além dos preservativos masculinos, será a inserção do preservativo feminino. “Fizemos 1,5 mil kits, o preservativo feminino foi colocado como forma de divulgar às mulheres essa possibilidade em prevenção”, explica Aracelis.
A ação, desencadeada pela Secretaria de Saúde, tem por objetivo informar, sensibilizar e conscientizar a população sobre os meios de transmissão das doenças sexualmente transmissíveis, em especial, a Aids. Além da ação, todos os programas de prevenção do município vão orientar os públicos específicos em que trabalham sobre o uso do preservativo e incentivo à testagem.
Além dos kits que serão distribuídos, a população terá também à disposição preservativos em todas as 26 unidades básicas de saúde durante o horário de funcionamento delas e nas cinco unidades de pronto atendimento (UPAs) – Jaguaré, Central, Norte, Vila Toninho e Santo Antonio, que vão funcionar 24 horas durante o Carnaval.

Nenhum comentário: