quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Roda de Conversa busca sensibilizar pessoas em situação de rua


A Secretaria Municipal de Assistência Social – Semas – dará continuidade na próxima semana, às ações de abordagem social preconizadas pela Política Nacional de Assistência Social, junto à população em situação de rua, principalmente, em pontos de maior aglomeração. Como novidade nas intervenções, serão realizadas Rodas de Conversas em parceria com a Secretaria de Saúde e entidades que compõem a rede de atendimento à pessoa em situação de rua. O objetivo é sensibilizar as pessoas que vivem nessa situação para que deixem as ruas, além de informar, orientar e encaminhá-las aos serviços de saúde e assistência oferecidos pelas redes municipal e conveniada.
“A Semas tem realizado de forma rotineira a abordagem social. A Roda de Conversa é uma estratégia a mais na sensibilização dessas pessoas para que tenham oportunidade de construir novos projetos de vida. Porém, não devemos esquecer que as políticas de Saúde e Assistência são balizadas pelos direitos humanos, ou seja, são oferecidas e cabe a cada um aceitar e usufruir”, explica a secretária de Assistência Social, Helena Cristina Marangoni.
A secretária lembra ainda que a Roda de Conversa já é uma ação realizada dentro dos Centros POP - Centros de Referências Especializados de Assistência Social para a População em Situação de Rua - e agora, chega também para atender as pessoas em situação de rua, em diversos espaços públicos.
Durante as Rodas de Conversas, técnicos das pastas irão ofertar à população em situação de rua todos os serviços necessários para a reinserção dos mesmos na comunidade, tais como atendimento psicossocial, acolhimento institucional, alimentação, higienização, lavagem de roupa, grupos socioeducativos, balcão de emprego, documentação, programas habitacionais do município, serviços de saúde, entre outros.
A Assistência tem ainda o trabalho desenvolvido pela antiga FRAS com atendimento aos migrantes que recebem passagens para voltarem aos seus lugares de origem, bem como lanches nos períodos da manhã e da tarde. E ainda lavanderia, higiene pessoal, distribuição de roupas e espaço para guarda de pertences, além da Casa de Passagem do Migrante. 
O município conta também com outros serviços oferecidos por meio de convênios com instituições especializadas como Albergue Noturno e Associação Madre Teresa de Calcutá.

Nenhum comentário: