sábado, 4 de agosto de 2012

SeMAE apresentará estudo no XXIII Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente


Trabalho desenvolvido por técnicos do SeMAE –Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto de São José do Rio Preto faz parte da grade de programação do XXIII Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente, que acontece juntamente com a XXIII Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente (FENASAN), uma das mais importantes do País. O evento será de 6 a 8 deste mês, em São Paulo.
 “Correlação entre a microfauna e os parâmetros físico-químicos do processo de lodos ativados da ETE Rio Preto”. Este é o título do trabalho, que será apresentado no primeiro dia do evento, às 9 horas, na sala Jaçanã 3, no Centro de Convenções do Expo Center Norte.
 Os responsáveis pelo trabalho explicam que a finalidade do estudo foi  quantificar e identificar a microfauna presente nos tanques de aeração da Estação de Tratamento e Esgoto e sua correlação com os parâmetros físico-químicos para avaliação da eficiência do sistema. Entre as conclusões está, principalmente, a de que, apesar das literaturas existentes, cada estação deve fazer o seu levantamento da microfauna, porque fatores inerentes às características dos diferentes processos de tratamento interferem no resultado. No caso específico de Rio Preto, pela combinação do sistema anaeróbio com o aeróbio por lodo ativado e este ser configurado para nitrificação, estudos para detectar a relação da microfauna com nitrificação tornam-se essenciais para o controle operacional.
 Esta não é a primeira vez que estudos dos técnicos da ETE são apresentados em feiras, congressos e seminários. Constantemente os trabalhos desenvolvidos pelo SeMAE são inseridos na programação desses tipos de eventos. Entre os destaques estão:
 - “Tratamento de Esgotos Sanitários: processos constituintes e aspectos operacionais da ETE Rio Preto”,  curso ministrado durante a VIII Semana de Química Ambiental da UNESP de São José do Rio Preto.
 - “Estudo preliminar visando implantação de metodologia mais adequada para avaliação microbiológica da performance do sistema de lodos ativados aplicado na Estação de Tratamento de Esgoto de São José do Rio Preto”, apresentado durante a VIII Semana de Química Ambiental da UNESP de São José do Rio Preto.
 - “Tratamento de Esgotos Sanitários: processos constituintes e monitoramento da ETE Rio Preto”, apresentado na UNESP de Sorocaba, durante a VIII Semana do Meio Ambiente.
 “Essas apresentações em Congressos, Seminários, Feiras, entre outros, reforça o que já sabemos: a competência de nossa equipe, o preparo de nossos profissionais e o comprometimento deles com a Autarquia. É em função da eficiência deles que a nossa ETE é considerada referência nacional e internacional”, afirmou o superintendente do SeMAE, Luciano Passoni.

Nenhum comentário: