quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Bebê deve ser alimentado exclusivamente até os seis meses de idade só com leite materno


Amamentar o bebê exclusivamente com leite materno até os seis meses de idade. Essa é a recomendação da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto e do Banco de Leite Humano para as futuras mamães e mulheres que ainda estejam amamentando.
 A recomendação faz parte das diretrizes da 14º edição da Semana Municipal de Aleitamento Materno, iniciada no último sábado.
 Segundo a médica pediatra e coordenadora do programa de saúde da criança e adolescente, Andrea Zoccal Mingoti, o leite materno é um alimento completo. “O recomendado é que as mães amamentem seus filhos até seis meses somente com o leite do peito e até dois anos ou mais com complementos. Pra garantir o sucesso no aleitamento materno, a mãe não deve inserir na dieta do bebê outro leite complementar ou chupeta sem orientação médica”, afirma.
 De acordo com o Ministério da Saúde, em campanha de incentivação ao aleitamento lançada nesta quarta-feira, dia 1/8, com o slogan “Amamentar hoje é pensar no futuro”, o leite materno inclusive é um aliado no combate à mortalidade infantil.
 Em Rio Preto, após a implantação do Banco de Leite Humano, em 2008, que incentiva o aleitamento exclusivo, as taxas de mortalidade infantil vêm caindo. Em 2008, a taxa de mortalidade infantil no município era de 10,53. Em 2009, o índice de mortalidade infantil caiu para 8,49. Já em 2010, 7,03 e no ano passado foi de 7,09.
 Para incentivar o aleitamento materno exclusivo, a Secretaria de Saúde mantém em Unidades Básicas de Saúde grupos que, por meio de reuniões periódicas, orientam as futuras mamães sobre os benefícios da amamentação, como deve ser a alimentação da criança, bem como os principais cuidados com os bebês.
 Durante a semana as unidades de saúde do município também vão realizar ações de orientação sobre aleitamento materno na sala de espera, além de distribuir material educativo sobre aleitamento. No dia 3/8, outra homenagem às mães será realizada no auditório do Senac, a partir das 13h30. Na programação está prevista palestra com representantes do Corpo de Bombeiros sobre primeiros socorros em crianças e lactantes.
Índice
Atualmente, em Rio Preto, segundo Pesquisa de Avaliação de Práticas Alimentares no Primeiro Ano de Vida, coordenada pelo projeto Amamentação e Municípios, uma média de quatro mães em cada dez mulheres amamenta o bebê exclusivamente com leite materno até os seis meses de vida.
 No primeiro ano da aplicação da pesquisa em Rio Preto, em 1998, o índice de aleitamento materno exclusivo até o quarto mês de vida do bebê era de 11,3% e o de aleitamento materno até um ano de idade com complementos era de 53,65%.
 Já em 2001, o aleitamento exclusivo até o quarto mês subiu para 26%, até o sexto mês de vida era de  18,1% e até um ano com complementos de 59,49%.

Nenhum comentário: