sábado, 4 de agosto de 2012

Procon Rio Preto implanta CIP Eletrônica


O Procon Rio Preto deu início neste mês à implantação da Carta de Informação Preliminar Eletrônica, também conhecida como CIP Eletrônica. O novo serviço tem por objetivo cadastrar em programa específico as empresas reclamadas no órgão de defesa do consumidor para que recebam as queixas de consumidores via Internet e assim, respondam às solicitações mais rapidamente, agilizando o processo.
 Segundo Jean Dornelas, diretor do Procon Rio Preto, o município é um dos pioneiros no interior do Estado de São Paulo a adotar a iniciativa. O convênio para utilização da CIP Eletrônica foi autorizado pela Fundação Procon de São Paulo.
 “O cadastro do fornecedor (empresa reclamada) é realizado por meio de um programa sedido pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). A empresa recebe a reclamação imediatamente após a efetivação da mesma e já pode analisar a queixa imediatamente. Com esse recurso, os processos poderão ser encurtados em até 70% do tempo normal”, afirma. O prazo para a resposta inicial, de 30 dias, cai para 10 dias, em média.
 A implantação da CIP eletrônica deverá ainda reduzir custos para o Procon, principalmente nos gastos com envio de documentos.
 Já a partir desta semana, as empresas mais reclamadas ao Procon Rio Preto começarão a ser convocadas para o cadastro na CIP Eletrônica. “Após essa primeira etapa, as empresas interessadas em aderir passarão por um curso de capacitação para usar o novo sistema”, afirma Dornelas.
 Iniciativa
Outra iniciativa do Procon Rio Preto para agilizar o atendimento aos consumidores foi parceria firmada no último mês de junho com o banco Itaú. O convênio diminuiu para até cinco dias úteis, o tempo do processo de reclamação contra a empresa.
 O acordo também tem beneficiado proprietários de cartões Itaucard, Hipercard, Tam, Fiat, Vivo, Pão de Açúcar, Laranjão, Americanas, Marisa, Fininvest e Luiza Cred, que são representados pelo Itaú. “A parceria com o Banco Itaú se deu porque o banco já possui um setor de relacionamento com o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, atendido em nossa região pela assessora Marisa Queiroz de Almeida”, explica Jean Dornelas, diretor do Procon.
 Com a parceria, o primeiro contato agora é feito via email direto com a ouvidoria do serviço e a resposta chega em até cinco dias úteis.
 Atendimento
Caso o consumidor tenha dúvidas, necessite de orientações ou tenha reclamações deve procurar o Procon. Em Rio Preto, o órgão atende a reclamações de consumidores no Poupa Tempo, localizado à rua Antônio de Godoy, 3033, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas e aos sábados, das 8 às 13 horas.
 Outro ponto para reclamação é o Posto Avançado da Região Norte, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, no Centro Social do Eldorado (Av. Monte Aprazível, 2640, Eldorado). O Procon Norte também faz orientação via telefone, por meio dos números (17) 3236-5954 e 3236-5386. 

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