segunda-feira, 30 de julho de 2012

Palestras orientam profissionais de saúde de São José do Rio Preto sobre aleitamento materno


A programação da 14ª edição da Semana de Aleitamento Materno de São José do Rio Preto, promovida pela Secretaria de Saúde, por meio do Banco de Leite Humano, em parceria com Fundo Social de Solidariedade, Unimed, Rotary Club Novo Cinquentenário, Senac, Hospital de Base e Ben-Saúde, prossegue nesta terça-feira (31/7) com duas palestras voltadas a profissionais de saúde.
 A primeira será realizada às 8 horas, no auditório da Secretaria de Saúde, e vai debater o tema “Escola da Respiração: contribuição do aleitamento materno”. A outra, promovida pela Unimed no Senac, será ministrada pela médica Maria José Guardia Mattar, a partir das 19 horas.
 No dia 3/8, outra homenagem às mães será realizada no auditório do Senac, a partir das 13h30. Na programação está prevista palestra com representantes do Corpo de Bombeiros sobre primeiros socorros em crianças e lactantes.
 Durante a semana as unidades de saúde do município também vão realizar ações de orientação sobre aleitamento materno na sala de espera, além de distribuir material educativo sobre aleitamento.
 No último sábado, na abertura da campanha, uma caminhada reuniu cerca de 100 mulheres, profissionais de saúde e bebês na Represa Municipal.
 Aleitamento
Em Rio Preto, o índice de aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida da criança dobrou nos últimos 10 anos, segundo Pesquisa de Avaliação de Práticas Alimentares no Primeiro Ano de Vida, coordenada pelo projeto Amamentação e Municípios.
 Em 2001, 18,1% das crianças até um ano de vida haviam sido amamentadas exclusivamente com leite materno até o sexto mês de vida. Em 2009, quando foi realizada a pesquisa que acontece a cada dois anos, o índice saltou para 36%.
 Hoje, a gestante residente no município pode obter orientações sobre aleitamento materno em qualquer uma das 25 unidades de saúde.
 A Secretaria de Saúde também tem disponível o Banco de Leite Humano, localizado na avenida dos Estudantes, 1.886, no Jardim Aeroporto. De segunda a sexta-feira o serviço funciona das 7 às 17 horas e aos sábados das 8 às 14 horas. O telefone para informações é o (17) 3214-3422.

Nenhum comentário: