sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Fundo Social diploma formandos e Saúde realiza 3.912 exames de hepatite em 7 dias


A presidente do Fundo Social de Solidariedade de São José do Rio Preto, primeira-dama Eliana Lopes, participou da entrega de certificados aos 22 formandos da 2ª Turma do curso de Auxiliar de Escritório, do Programa de Formação Profissional, desenvolvido em parceria com o Senac Rio Preto e Projeto Escola Viva. A entrega foi feita na noite desta quinta-feira (2/8), no auditório do Senac.
 “Parabéns pela escolha que fizeram em suas vidas, de participarem de um curso que vai abrir as portas para todos, ao mercado de trabalho. Não desistam de seus sonhos, jamais! Continuem batalhando e mostrando a capacidade e o conhecimento que vocês adquiriram. Parabéns também aos pais, que incentivaram seus filhos e acreditaram no trabalho do Fundo Social, da Escola Viva e do Senac”, disse a presidente do Fundo Social, Eliana Lopes.
 A solenidade de formatura teve a participação de jovens com idades entre 14 e 21 anos, que integraram o curso durante três meses, além de familiares e amigos dos formandos.
 O curso Formação Profissional em Auxiliar de Escritório, do Fundo Social, é coordenado pelo professor Paulo Cesar de Almeida. As aulas foram ministradas pela professora Ana Lúcia Mansano, do Senac.
O evento teve a participação do professor Murilo Sontos, representando Luís Carlos de Souza, gerente do Senac Rio Preto, da coordenadora do Projeto Escola Viva, do bairro Eldorado, Veranice Lopes, da professora Maria Aparecida dos Santos, representando Regina Fumis, coordenadora do curso Auxiliar de Escritório, do Senac e ainda das professoras Érika Martins e Ana Lúcia Mansano.

Saúde realiza 3.912 exames
 de hepatite em 7 dias 

Cerca de 3,9 mil exames para diagnóstico de hepatites virais já foram realizados pela Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto desde último sábado, dia 28/7. A intensificação dos testes faz parte de estratégia da campanha municipal de Prevenção e Orientação sobre Hepatites Virais, que vai até o final do mês.
 Segundo a gerente de atenção especializada da Secretaria de Saúde, Diene Trajano, a média semanal de exames é de 1,7 mil testes. “Porém, registramos um aumento de 126% no número de exames realizados nessa última semana, o que reforça o objetivo da campanha que é incentivar o diagnóstico precoce da doença”, afirma.
 Desde a última quarta-feira, além do teste tradicional para diagnóstico do município, a Secretaria de Saúde passou a oferecer também o teste rápido, que, ao contrário do primeiro, fica pronto em uma hora.
 Para fazer o teste rápido, a pessoa interessada deve ir até o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), portando documentos para a realização do exame. Antes da coleta de sangue, a pessoa passa por um pré-aconselhamento, onde é preenchido um questionário, explicado o que é doença e implicações de um resultado positivo.
 Posteriormente, é coletada a amostra de sangue e realizado o exame. Se o resultado for positivo, a pessoa já é encaminhada imediatamente para tratamento.
 O CTA está localizado à rua Ipiranga, 291, na Vila Esplanada, em 15 dias. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas. O usuário pode agendar o atendimento pelo telefone (17) 3231-9939”, afirma. As 25 unidades de saúde realizam o exame convencional.
 Também faz parte da campanha encontro com manicures, que será realizada no próximo dia 6/8. A idéia é orientar as profissionais de beleza sobre como evitar o contágio e eventual transmissão pela doença.

Nenhum comentário: