sábado, 26 de maio de 2012

Vem aí a X Semana do Meio Ambiente



A Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, realiza no período de 04 a 09 de junho a X Semana Integrada do Meio Ambiente. O evento será aberto no dia 04, às 8h30, no auditório de Biociências e Ciências Exatas da Unesp com a presença do prefeito Valdomiro Lopes e demais autoridades.
O objetivo é marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, que se comemora em 05 de junho. O tema este ano é a melhoria da qualidade do ar de São José do Rio Preto. Durante a semana serão ministradas palestras e debates sobre o tema. Um dos assuntos a serem destacados é: A relação dos aspectos jurídicos e a qualidade do ar, com o Capitão Olivaldi Alves Borges Azevedo, da Polícia Ambiental do Estado de São Paulo, às 20 horas, no auditório da Unip.
Outro destaque será apresentado na terça-feira (05/06), às 20 horas, com a palestra Percepção e Valoração Ambiental: da utopia à realidade, com a PhD  Solange T. de Lima Guimarães, da UNESP/Rio Claro, no auditório da Unesp.
Na quarta-feira (06/06) será realizada a aferição de fumaça emitida por veículos a diesel, através da Escala de Ringelmann, na Avenida Nossa Senhora da Paz, na Vila Maceno e outros pontos.
“Rio Preto tem muito o que comemorar neste Dia Mundial do Meio Ambiente. Nós subimos da posição 35 para a 17 na certificação do Município VerdeAzul e isso é conseqüência de uma série de ações”, destaca o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, José Carlos de Lima Bueno.

Confira abaixo a programação completa:

Dia 04_ Segunda-feira
8h30 _ ABERTURA OFICIAL
Local: Auditório A do Instituto de Biociências e Ciências Exatas da UNESP
20h00_ Palestra: A relação dos aspectos juridicos e a qualidade do ar
Capitão Olivaldi Alves Borges Azevedo -  Policia Ambiental do Estado de São Paulo
Local: Auditório da UNIP

 Dia 05_ Terça-feira
20h00_ Palestra: Percepção e Valoração Ambiental: da utopia à realidade
PhD  Solange T. de Lima Guimarães (UNESP/Rio Claro)
Local: Auditório da UNESP
21:00_ Mesa Redonda: Código Florestal e Diagnóstico Ambiental da Região Noroeste do Estado de São Paulo na perspectiva do PROGRAMA DE MELHORIA DA QUALIDADE DO AR DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
Participantes: Lílian Casatti, Solange T. Lima Guimarães, José Mário Ferreira de Andrade
Local: Auditório da UNESP

Dia 06_ Quarta-feira
Das 10h00 as 11h00 – Aferição de fumaça preta emitida por veículos diesel, com o  emprego da Escala de Ringelmann
Pontos: 1) Av. Nossa Senhora da Paz                                                               
2) Rua Pedro Amaral ( entre a Bady Bassit e a Rua Luis Antonio da Silveira)                                                                                                                                 3) Av. João Bernardino Seixas Ribeiro póximo à Av. Cenobelino de Barros Serra
Das 09h00 as 12:00 e das 14h00 as 17h00 - Aferição das emissões gasosas de veículos diesel, com o emprego de opacímetro. A atividade consistirá em submeter vans  cadastradas no Sindicato  dos Transportes Escolares de São Jose do Rio Preto (SITERPRE)– Ação orientativa 
Local: Estacionamento do Centro Regional de Eventos
20h00 _ Conferência
Local: Auditório do SENAC ( Rua Jorge Tibiriça, 3518 – Santa Cruz)
21h00 _ Exibição comentada do documentário HOME (1:33:45)
Local: Auditório do SENAC
Durante a Semana Integrada do Meio Ambiente os agentes de saúde farão abordagem dos munícipes nas salas de espera das Unidades Básicas de Saúde da cidade e nas visitas diárias as residências, sensibilizando-os sobre o tema “qualidade do ar”.     

MOSTRA SUSTENTÁVEL DE ARTE E CULTURA – de  03 a 09 de junho
- 03 a 09 de junho - EMEA - Encontro Mirim de Educação Ambiental- Exposição de banners com material de Educação Ambiental formal
Local :Parque Ecológico Educativo Danilo Santos de Miranda
- 04 de junho – as 08h30 - Painéis do Programa Município Verde Azul + Exposição de Pinturas de Cássia Fonseca + Mostra de oficina de desenhos de botânica da Rede Municipal de Ensino.
Local: UNESP/IBILCE
- 05 de junho - as 14h00 - Mostra Sustentável de Arte e Cultura e Oficina de Reaproveitamento de Rejeitos Alimentares (exposição de banners do Programa Município Verde Azul + Exposição de Gravuras da Polícia Ambiental + Mostra de Roupas de materiais reciclados da UNIRP)
Local: Praça Rui Barbosa
- 06 a 09 de junho – Exposição de Gravuras da Polícia Ambiental (piso General) + Mostra de Roupas de materiais reciclados da UNIRP (piso Bernardino)
Local: Praça Shopping
- 06 a 09 de junho – Exposição de Painéis do Programa Município Verde Azul
Local: Saguão da Prefeitura Municipal e Poupa Tempo
- 04 a 09 de junho - Exposição Fotográfica e Artística do Curso Arquitetura das Faculdades D. Pedro II
Local: Riopreto Shopping Center
- 05 a 09 de junho -  Exposição de Pinturas de Cássia Fonseca e  Mostra de oficina de desenhos de botânica
Local: SENAC

Nenhum comentário: