terça-feira, 22 de maio de 2012

Atletas do JORI embarcam para Jales nesta 4ª e vacinação contra gripe entra na reta final


Nesta quarta-feira (23/5) as equipes de Rio Preto que vão disputar os JORI – Jogos Regionais do Idoso, embarcam para Jales, cidade sede das competições. A saída da delegação será às 11 horas do Centro Regional de Eventos, na avenida José Munia, 5.650, Chácara Municipal.
 A 16ª edição dos JORI começa quarta-feira (23/5) com a chegada do comitê de dirigentes e dos atletas das cidades participantes. As competições acontecem a partir de quinta-feira (24/5) e vão até o próximo domingo (27/5). A delegação rio-pretense é composta por 100 pessoas, sendo 99 atletas. Participam pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.
 “A participação da equipe rio-pretense já uma tradição. Os nossos atletas da melhor idade estão sempre dispostos e dedicados em todas as competições. Eles nos dão grandes exemplos de qualidade de vida. Desejamos boa sorte a toda delegação”, incentiva a presidente do Fundo Social de Solidariedade, primeira-dama, Eliana Lopes.
 Segundo a coordenadora do Departamento de Esportes Comunitários da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Cléa Márcia Bernardelli: “é muito importante a participação dos atletas da nossa cidade incentiva a pratica de exercícios, além de levar uma vida mais saudável”. Os atletas irão disputar as modalidades esportivas da competição, que são: atletismo, bocha, buraco, coreografia, dama, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis de mesa, truco, voleibol adaptado e xadrez.
 O JORI tem como objetivo proporcionar melhor convívio social e troca de informações entre as pessoas de terceira idade, bem como estimular a prática esportiva, promovendo a saúde, o bem estar dos participantes. A equipe rio-pretense conta com o patrocínio da Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal Esportes e Lazer (SMEL) em parceria com Fundo Social de Solidariedade.

Vacinação contra gripe
 entra na reta final

A campanha nacional de vacinação contra gripe termina na próxima sexta-feira (25/5), em todo o País. Em Rio Preto, até a última quinta-feira (17/5), segundo dados da Secretaria de Saúde foram imunizadas 35.099 pessoas, a meta é vacinar pelo menos 80% dos 75 mil que se enquadram nos critérios propostos pelo Ministério da Saúde.
 Devem tomar a vacina idosos (pessoas com 60 anos ou mais), crianças com idade entre seis meses e menores de dois anos, gestantes, profissionais de saúde e portadores de doenças crônicas com prescrição médica.
 Para quem ainda não se vacinou, a Secretaria de Saúde preparou esquema especial de imunização com postos volantes, além das 25 unidades de saúde.
 Nesta terça-feira, 22/5, por exemplo, a imunização ocorre no período da manhã, a partir das 8 horas, no Supermercado Proença, próximo à Estação Rodoviária e na quarta-feira, 23/5,  no período da tarde, a partir das 14h30, na Igreja São Benedito.
 Já na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do bairro São Deocleciano, na próxima quinta-feira, 24/5, a unidade que funciona geralmente das 8 às 17 horas, será estendido o horário de funcionamento para às 18 horas a fim de garantir mais tempo para as pessoas que trabalham fora.
 Na mesma data, a feira-livre do bairro Maria Lúcia, que acontece no período noturno, também recebe equipes da Saúde para imunização, que será realizada das 17 às 19 horas. A partir das 19 horas, a vacinação ocorre na Igreja Nossa Senhora Aparecida, até às 21 horas.
 Para ser vacinado, segundo a enfermeira Michela Dias Barcelos, basta ir até um dos postos de vacinação com documentos pessoais e portando a carteira de vacinação.
 A única restrição para a vacina - que neste ano imuniza contra os vírus A (H1N1), influenza A (H3N2) e B - é para quem tem alergia a ovo ou a algum componente da vacina.

Nenhum comentário: