quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Público confere espetáculos da Espanha e Argentina no FIT


Duas produções estrangeiras integram a grade de programação desta sexta-feira (29/8) do 14º FIT – Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto. Residente na Espanha, a companhia El Conde de Torrefiel apresenta “La Chica de la Agencia de Viajes nos Dijo que Había Piscina en el Apartamento”, às 19 horas, no Teatro UNIP; e da Argentina, Pablo Rotemberg apresenta o espetáculo “La Idea Fija”, às 21 horas, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto.
O espetáculo “La Chica de la Agencia de Viajes nos Dijo que Había Piscina en el Apartamento” trabalha com o contexto que no período de férias nos permitimos viver experiências únicas, buscando saciar a ideia de felicidade. É como um exercício de esquecimento do mundo, em que criamos um universo paralelo. Tendo como referência a pop arte, banaliza os acontecimentos do século XX.
Com cenas que transitam entre o banal e o extraordinário, o espetáculo espanhol propõe uma experiência estética em que corpos, sons e palavras criam ambientes indefinidos e dá espaço a uma forma mais ambígua de consolidar uma relação erótica com aquilo que se vê e com o que se quer ver. 
“La Idea Fija”, é uma performance de dança-teatro contemporânea em que movimentos conferem à obra um dinamismo crescente, que permanece constante devido aos ritmos dos protagonistas. Explora a violência física e atividade sexual de modo distanciado e humorado. Em cena, cinco intérpretes executam, freneticamente, movimentos naturais e de ordem sexual.
Durante o dia, o público poderá acompanhar os espetáculos “Na Boca do Lixo”, da Cia. Talagadá Teatro de Formas Animadas (SP), às 10 horas, 11 horas e 12 horas, na Praça Dom José Marcondes; e “Cordel do Amor Sem Fim”, da Trupe Sinhá Zózima (SP), às 15 horas e 17 horas, com saída do Shopping Cidade Norte.
Voltados para o público infantil, serão apresentados os espetáculos “Os Meninos e as Pedras”, da Cia. Girasonhos (SP), às 15 horas e 19 horas, no Teatro Municipal Paulo Moura; e “Cabeça de Vento”, da Pandorga Cia. de Teatro (RJ), às 19 horas e 21 horas, no Shopping Cidade Norte.
Na categoria Teatro Adulto, serão apresentados os espetáculos “Uma História Oficial”, da Cia. Cortejo (RJ), às 19 horas e 21 horas, no Teatro Municipal Nelson Castro; “Calango Deu! Os Causos da Dona Zaninha”, da Cia. Caititu (RJ), às 19 horas, no ginásio do Palestra Esporte Clube; e “Elefante”, da Probástica Cia. de Teatro (RJ), às 21 horas, também no ginásio do Palestra Esporte Clube. 
Representando a Mostra Olhar Diverso, o Território Sirius Teatro (BA) apresenta o espetáculo “Joelma”, às 23 horas, no Cursinho Alternativo. A 14ª edição do FIT é realizada pela Prefeitura Municipal, com patrocínio da Bebidas Poty, apoio do ProAC ICMS – Programa de Ação Cultural, em parceria com a TV TEM, Shopping Cidade Norte e Oficina Cultural Fred Navarro e apoio cultural do Palestra Esporte Clube, Cursinho Alternativo, Associação Moinho de Ideias e Associação Amigos da Arte.  A programação isponível no site oficial (www.festivalriopreto.com.br) .

Nenhum comentário: