sexta-feira, 29 de agosto de 2014

FIT termina neste sábado com treze apresentações teatrais


Treze apresentações marcam o último dia do 14º FIT – Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto. Teatros e espaços alternativos serão palco de oito espetáculos teatrais, com produções voltadas a todas as idades, sendo cinco na categoria adulto, um integrante da Mostra Olhar Diverso e dois de rua. O FIT termina neste sábado (30/8).
Logo no início da tarde, às 14 horas, será encenado o espetáculo de rua “Na Boca do Lixo”, da Cia. Talagadá Teatro de Formas Animadas (SP), no Shopping Cidade Norte. A peça será reapresentada às 15 horas e 16 horas. Ainda no centro de compras, o espetáculo “Cordel do Amor Sem Fim”, da Trupe Sinhá Zózima (SP), será apresentado às 15 horas e 17 horas.
A peça “La Chica de la Agencia de Viajes nos Dijo que Había Piscina en el Apartamento”, da companhia espanhola El Conde de Torrefiel, será encenada às 19 horas, no Teatro da UNIP. Com cenas que transitam entre o banal e o extraordinário, o espetáculo propõe uma experiência estética em que corpos, sons e palavras criam ambientes indefinidos e dá espaço a uma forma mais ambígua de consolidar uma relação erótica com aquilo que se vê e com o que se quer ver. 
Também internacional, “La Idea Fija”, de Pablo Rotemberg (Argentina), será encenado no Teatro Humberto Sinibaldi Neto, às 19 horas e 21 horas. O espetáculo é uma performance de dança-teatro contemporânea em que movimentos conferem à obra um dinamismo crescente, que permanece constante devido aos ritmos dos protagonistas. Explora a violência física e atividade sexual de modo distanciado e humorado.
O Teatro Municipal Nelson Castro receberá o espetáculo “Adágio”, da Artesanal Cia. de Teatro (RJ), às 19 horas e 21 horas. A história mostra a rotina de um jovem, que vive o cotidiano de realizar todas as tarefas domésticas enquanto cuida da mãe deficiente.
A tensão gerada entre a obrigação e o desejo de liberdade que traz a possibilidade de uma renovação fora da rotina degradante e decadente é o conflito primordial abordado no espetáculo. Em cena, um boneco de proporções reais que personifica a mãe, representa um desafio estético que segue a linha de pesquisa de encenação que a companhia vem explorando em suas últimas produções. 
O espetáculo “Calango Deu! Os Causos da Dona Zaninha”, da Cia. Caititu (RJ), será apresentado no ginásio do Palestra Esporte Clube, às 19 horas. Dirigido por Isaac Bernat, escrito e interpretado por Suzana Nascimento, o monólogo é fruto de uma pesquisa de cinco anos que abrange vocabulário, hábitos, crenças e músicas, que aproxima o espectador da cultura popular mineira.
O local também será palco do espetáculo “Elefante”, da Probástica Cia. de Teatro (RJ), apresentado às 21 horas. Trata-se de um drama familiar com ares de ficção científica – gênero pouco explorado nos palcos brasileiros –, no qual o progresso da medicina permitirá vencer os sintomas da velhice, rebaixando-a na escala humana de imperativo biológico a mero inconveniente.
Integrante da Mostra Olhar Diverso, “Joelma”, do Território Sirius de Teatro (BA),  traz a história de uma das primeiras transexuais do Brasil. O projeto cênico foi inspirado pelo curta-metragem também de mesmo nome, dirigido por Edson Bastos, que conta os acontecimentos e conflitos da personagem ao longo de seus 69 anos de vida. O espetáculo será encenado às 20 horas, no Cursinho Alternativo.
A 14ª edição do FIT é realizada pela Prefeitura Municipal, com patrocínio da Bebidas Poty, apoio do ProAC ICMS – Programa de Ação Cultural, em parceria com a TV TEM, Shopping Cidade Norte e Oficina Cultural Fred Navarro e apoio cultural do Palestra Esporte Clube, Cursinho Alternativo, Associação Moinho de Ideias e Associação Amigos da Arte.  A programação completa está disponível no site oficial (www.festivalriopreto.com.br ).

Nenhum comentário: