quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Espetáculos infantis brincam com a imaginação de crianças e adultos


Dois espetáculos voltados ao público infanto-juvenil integram a programação desta quinta-feira (28/8) do 14º FIT – Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto. São eles: “O Buraco no Muro”, do Maracujá Laboratório de Artes (SP), que será encenado em duas sessões, às 15 horas e 19 horas, no Teatro Municipal Paulo Moura e “Cabeça de Vento”, da Pandorga Cia. de Teatro (RJ), que será apresentado às 19 horas, no Shopping Cidade Norte.
Vencedor do Prêmio FEMSA 2013 de Melhor Cenário, o espetáculo “O Buraco no Muro” busca resgatar o prazer pela leitura e a riqueza da imaginação. Na trama, três crianças vidradas em internet e completamente avessas à leitura começam a receber misteriosas mensagens em seus celulares, que falam sobre um tesouro perdido, escondido atrás de um muro.
Curiosos e dispostos a encontrar a riqueza prometida, eles resolvem atravessar o buraco no muro e se deparam com vários objetos velhos, roupas, bonecos, adereços e diversos livros. As pistas enviadas via celular continuam chegando e vão convencendo as crianças de que, para encontrarem o tesouro, elas devem ler os clássicos da literatura como “Moby Dick”, “Dom Quixote” e “Alice no País das Maravilhas”.
A peça se utiliza de técnicas de animação como manipulação direta, bonecos infláveis e teatro de sombras, além da manipulação de grandes sanfonados que se transformam o tempo todo em vários elementos do cenário. Músicas compostas pelo próprio grupo também são cantadas ao vivo pelo elenco.
Por meio da imaginação, o espetáculo “Cabeça de Vento”, aborda de maneira delicada e poética temas como afeto, família, morte, luto e construção da identidade. Em cena, Léo, um menino de oito anos, apaixonado por pipas, ganha de presente um livro que pertenceu a seu pai, falecido há pouco.
De posse do livro, o garoto faz um mergulho na História, entrando em contato com três diferentes personalidades importantes: o cientista e inventor norte-americano Benjamin Franklin, a guerreira e rainha chinesa Fu Hao e Ricardo Coração de Leão, rei da Inglaterra. Ao mesmo tempo em que interage com os personagens, Léo elabora a perda recente de seu pai, sob diferentes perspectivas.
Além destes, outros quatro espetáculos integram a grade de programação do dia. Na rua, o público poderá acompanhar “Sandwalk with me”, da Improvável Produções (RJ), às 16 horas, com saída em frente ao Sebo Estação Cultural; e “Dentro é Lugar Longe”, da Trupe Sinhá Zózima (SP), às 15 horas e 17 horas, com saída do Shopping Cidade Norte.
Voltado ao público adulto, terá as apresentações “Uma História Oficial”, da Cia. Cortejo (RJ), às 21 horas, no Teatro Municipal Nelson Castro; e “BR-Trans”, do Coletivo Artístico As Travestidas (CE), às 23 horas, no Cursinho Alternativo, pela Mostra Olhar Diverso.
A 14ª edição do FIT é realizada pela Prefeitura Municipal, com patrocínio da Bebidas Poty, apoio do ProAC ICMS – Programa de Ação Cultural, em parceria com a TV TEM, Shopping Cidade Norte e Oficina Cultural Fred Navarro e apoio cultural do Palestra Esporte Clube, Cursinho Alternativo, Associação Moinho de Ideias e Associação Amigos da Arte.  A programação completa está disponível no site oficial (www.festivalriopreto.com.br ).

Nenhum comentário: