quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Hoje é Dia Nacional do Psicólogo - 27 de agosto


O psicólogo atua no estudo da mente humana, identificando os problemas relacionados ao comportamento. Desta forma, visa resolver estes problemas para que o paciente possa ter uma vida melhor. É comemorado em 27 de agosto o Dia do Psicólogo. Parabéns a todos os psicólogos e psicólogas do Brasil.
O psicólogo clínico é um profissional de psicologia que trabalha na área da saúde mental. A sua formação permite-lhe fazer psicoterapia, que a depender da sua abordagem teórica pode ser psicanálise, psicologia analítica, terapia cognitiva-comportamental, dentre outras. O psicólogo, assim como os demais profissionais de saúde, exceto os médicos,não estão profissionalmente capacitados a receitar medicamentos, uma vez que essa é a área da psiquiatria -especialidade da medicina - ou da psicologia médica.
Os psicólogos clínicos estudam casos de forma aprofundada tendo por base a anamnese, a introspecção, a observação de comportamento, a associação livre, podendo também utilizar vários outros métodos qualitativos.
Após a habilitação, com duração 5 anos, o psicólogo pode especializar-se em diversas áreas, como, por exemplo, Psicopatologia, Psicologia Social, Psicologia Forense, psicologia Clínica, Psicologia do Trabalho, Psicologia Corporal, Psicologia Esportiva, Psicologia Comparada, entre outras.

Nenhum comentário: