segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Programação do FIT traz cinco espetáculos voltados ao público adulto


A programação desta terça-feira (26/8) do 14º FIT – Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto possui cinco opções de espetáculos voltados ao público adulto. São elas: “Pazsado – Uma Fotografia”, de Jef Telles (SP); “Fuera!”, de Maria Peligro (Argentina/Bélgica); “Sinfonia Sonho”, do Teatro Inominável (RJ), “Sobre Anjos & Grilos – O Universo de Mario Quintana”, da Cia. de Solos & Bem Acompanhados (RS); e “Vampiras Lésbicas de Sodoma”, da Treco Produções Cinematográficas (RJ), inserida na Mostra Olhar Diverso.
A performance “Pazsado – Uma Fotografia” marca o nascimento da carreira solo de Jef Telles como um produtor multimídia.  Após ter produzido mais de 30 obras dentro da linguagem audiovisual, elevou sua reflexões ao formato da videoinstalação. Diferente, instigante e poético, o espectador assiste individualmente como se naquele instante tudo tivesse parado e você pudesse se confrontar com a sua própria história.
A obra se subdivide em outras três enquanto acontece: uma é a videoinstalação em si, composta de imagens, sons e um espectador sentado sobre uma poltrona assistindo por meio de uma janela antiga; a outra são apenas imagens na janela que podem ser vistos por todos que transitam no local; e a terceira são depoimentos e trilhas que complementam e dão sentido ao conteúdo presente. “Pazsado” será apresentado a partir das 17 horas, no Terminal Rodoviário. As sessões são individuais e duram 9 minutos.
O internacional “Fuera!” será apresentado às 19 horas, no Shopping Cidade Norte. Utilizando a técnica de clown, o monólogo retrata o cotidiano de uma personagem que, após a morte de seus pais, age como se nada tivesse mudado, como se eles ainda estivessem vivos. A história de solidão e tristeza se transforma em um delírio cômico. Com a obsessão de preservar o passado, a personagem ocupa o tempo e espaço de maneira repetitiva, neurótica e mecânica. No dia de seu aniversário, um impulso de vida inesperado faz com que não possa mais viver naquela realidade. Festa, bolo, surpresa e um convidado de honra afloram o desejo do desconhecido.
“Sinfonia Sonho” apresenta a história de Kevin, um menino de nove anos que deseja se tornar música, por conta da peça teatral que começa a ensaiar em sua nova escola. Inspirado no massacre de crianças ocorrido em abril de 2011, na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo (RJ), o espetáculo traz à tona um olhar mais atento e responsável sobre a infância e o futuro. A peça será apresentada às 21 horas, no Teatro Municipal Nelson Castro.
O Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto receberá o espetáculo “Sobre Anjos & Grilos – O Universo de Mario Quintana”, às 21 horas. No palco, Deborah Finocchiaro mostra todas as facetas do escritor que, contestando valores, pesquisando e subvertendo formas, transcendeu o conceito da escola literária e notabilizou-se pelo padrão de suas obras.
A interpretação investe na pesquisa de linguagem, potencializa e contracena com os textos, trilha e imagens projetadas em forma de quadros e animações em uma tela transparente disposta no fundo do palco. O espetáculo utiliza trilha sonora original, caracterizada pela fusão de diferentes efeitos sonoros que variam entre sons da selva e cidade, riffs de guitarra, percussão, música erudita e música pop.
Pela Mostra Olhar Diverso, o público pode conferir a montagem “Vampiras Lésbicas de Sodoma”, uma comédia musical caracterizada por uma série de vinhetas sobre a vida de duas vampiras em eterna rivalidade. A peça original, escrita por Charles Busch estreada em 1984, foi uma das mais apresentadas na história do circuito off- Broadway.
Na versão brasileira, dirigida por Jonas Klabin, a vampira Súcubo e a virgem-que-virou-vampira, após sobreviverem à queda de Sodoma, se reencontram ao longo dos séculos: nos anos de 1920, como La Condessa e Madalaine Astarté, se mascarando de divas estrelas da Broadway e de Hollywood; e em Las Vegas , nos anos de 1980, como as showgirls Magda Legerdemain e Madalaine Andrés, quando finalmente fazem as pazes. O espetáculo será apresentado às 23 horas, no Cursinho Alternativo.
Além destes, a programação também conta com um espetáculo de rua e um voltado ao público infanto-juvenil. No Parque da Represa será apresentado o espetáculo “Auto da Anunciação”, da Cia. Cênica (SP), às 16 horas. Já, o Teatro Municipal Paulo Moura receberá o espetáculo “Meu Pai é um Homem Pássaro”, da Cia. Simples (SP), às 19 horas.
A 14ª edição do FIT é realizada pela Prefeitura Municipal, com patrocínio da Bebidas Poty, apoio do ProAC ICMS – Programa de Ação Cultural, em parceria com a TV TEM, Shopping Cidade Norte e Oficina Cultural Fred Navarro e apoio cultural do Palestra Esporte Clube, Cursinho Alternativo, Associação Moinho de Ideias e Associação Amigos da Arte.  A programação completa está disponível no site oficial (www.festivalriopreto.com.br ).

Nenhum comentário: