terça-feira, 24 de julho de 2012

SeMAE investe em tecnologia de ponta e ETE receberá visita de técnicos da Sabesp e da Sanasa


O SeMAE – Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto de São José do Rio Preto adquiriu quatro novos aparelhos Geofones Xmic, que possui tecnologia avançada para a identificação de vazamentos em dutos subterrâneos. 
Os aparelhos foram obtidos para que a Autarquia tenha, em definitivo, uma Equipe Especializada em Controle de Perdas. Toda perda no abastecimento de água é caracterizado por meio da diferença do volume de água tratada, colocada à disposição para a população, e o registrado nos hidrômetros dos consumidores finais. 
Entre as Autarquias, o SeMAE irá se tornar pioneiro em nossa região após a implantação completa dessa Equipe que estuda, fiscaliza, detecta vazamentos e elabora soluções, a fim de evitar a perda d’água durante o deslocamento da mesma até o consumidor.
O investimento com a aquisição dos quatro aparelhos foi de R$ 36 mil. O Geofone Xmic é um equipamento ultramoderno, que reúne todas as qualidades dos geofones eletrônicos disponíveis no mercado, o que o caracteriza como um aparelho bastante sofisticado.  
O supervisor da Equipe, Luís Fernando Quintino da Silva, ressaltou a importância do investimento. “Localizar fugas nos sistemas subterrâneos é um processo minucioso. Muitas delas se dispersam no solo antes de atingir a superfície. Esses novos aparelhos nos auxiliam na hora de detectar os vazamentos, evitando maiores desgastes na rede”, afirmou o supervisor do SeMAE.   
Os técnicos que irão operar o aparelho receberam capacitação na cidade de São Paulo. E após o treinamento, os responsáveis pela Equipe, conheceram o novíssimo Correlacionador de Ruídos, que será a nova aquisição do SeMAE para a Equipe de Controle de Perdas.
“A implantação pioneira dessa Equipe vai colaborar diretamente na prevenção de vazamentos de água potável e, consequentemente, vai melhorar o abastecimento de nossas redes. Essas melhorias constantes, são necessárias para que possamos prestar um serviço com qualidade e eficiência para toda a população”, afirmou o superintendente do SeMAE, Luciano Passoni.

ETE receberá visita de técnicos 
da Sabesp e da Sanasa

O SeMAE –Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto de São José do Rio Preto recebe nesta quarta-feira (25/7) técnicos da Sabesp e na quinta-feira (26/7) profissionais da Sanasa, companhia de saneamento de Campinas. Nos dois casos, a vista é para conhecer a ETE – Estação de Tratamento de Esgoto.
 A ETE - Rio Preto se tornou, desde que entrou em operação definitiva, em setembro de 2010, uma referência no parâmetro de qualidade de tratamento de esgoto, inclusive internacional, e tem recebido visitas de técnicos e operadores de estações de outros pontos do País e de multinacionais interessados em conhecer os métodos adotados pelo SeMAE. 
 A capacidade da Estação é de tratar até 1,6 mil litros por segundo. A média atualmente tem sido de 1,2 mil litros por segundo. E a eficiência obtida ultrapassa os 98%, em todos os itens, inclusive no que se refere ao grau de pureza da água que é devolvida ao rio.

Nenhum comentário: