quinta-feira, 26 de julho de 2012

Campanha incentiva testagem para hepatites virais


A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto inicia no próximo sábado (28/7), campanha de prevenção e incentivo ao diagnóstico de hepatites virais. A ação é alusiva ao Dia Mundial de Luta contra Hepatites Virais, anualmente lembrado em 28 de julho.
 Segundo a chefe do departamento da atenção especializada da Secretaria de Saúde, Diene Trajano, o lançamento da campanha será realizada na praça Dom José Marcondes, na área central do município, com oferta de testagem sorológica para hepatite. A ação será realizada das 9 às 13 horas.
 “Por um mês, o caminhão itinerante da Saúde vai percorrer vários pontos da cidade, como rodoviária, feiras-livres, ofertando o exame para hepatite. A idéia é fazer o maior número possível de exames e aumentar a taxa de diagnóstico no município, hoje, pelo menos 6,5 mil pessoas podem ter a doença e não sabem”, afirma Diene.
 Os resultados dos testes, segundo a enfermeira, ficam prontos entre 15 e 20 dias e devem ser retirados diretamente no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localiza à rua Ipiranga, 291, na Vila Esplanada. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas. O usuário pode agendar o atendimento pelo telefone (17) 3231-9939. 
 Além da unidade itinerante, o teste para diagnóstico de hepatite também poderá ser realizado em qualquer uma das 25 unidades de saúde do município.
 Também faz parte da campanha encontro com manicures, que será realizada no próximo dia 6/8. A idéia é orientar as profissionais de beleza sobre como evitar o contágio e eventual transmissão pela doença.
 Números
Em Rio Preto, desde o ano 2000, foram notificados nos serviços de saúde do município 10.084 casos de hepatites B e C, sendo que desse total, 7.687 casos são de residentes no município. “Destes 845 são portadores do vírus da hepatite B e 2.682 são portadores de hepatite C. Os demais noticiados são pessoas com histórico de infecção passada”, afirma a enfermeira Diene. 
Entre as principais formas de prevenção contra a doença está o uso de preservativo durante as relações sexuais, o não compartilhamento de seringas e agulhas por usuários de drogas e a utilização de equipamentos de manicure (alicate, palito, espátula, entre outros apetrechos) previamente esterilizados, sem esse cuidado eles também não devem ser compartilhados com terceiros. 
“As hepatites virais podem demorar a manifestar sintomas e, caso não sejam tratadas precocemente, podem provocar doenças hepáticas como a cirrose e câncer hepático, por isso a importância do diagnóstico precoce”, afirma a enfermeira.

Nenhum comentário: