terça-feira, 24 de julho de 2012

Caminhada na nossa Represa Municipal abre neste sábado a XIV Semana do Aleitamento Materno


Uma caminhada, com participação de mães, bebês e profissionais de saúde, em prol da importância do aleitamento materno, abre, no próximo sábado, dia 28/7, a partir das 9 horas, a XIV Semana do Aleitamento Materno de São José do Rio Preto, promovida pela Secretaria de Saúde, por meio do Banco de Leite Humano, em parceria com Unimed, Rotary Club Novo Cinquentenário, Senac, Hospital de Base e Ben-Saúde, entre outros parceiros.
 Segundo a gerente do Banco de Leite Humano, Silvana Aparecido Alves, a campanha tem por objetivo alertar as mães sobre os benefícios ao bebê com o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade, bem como importância da amamentação.
 “A abertura será na Represa, próximo à Secretaria do Meio Ambiente, em frente à Academia da Boa Saúde. Durante a caminhada, teremos apresentação do grupo Valquirias, capoeira e lian gong”, afirma a gerente.
 A programação prossegue na terça-feira, dia 31/7, com duas palestras voltadas para profissionais de saúde – a primeira às 8 horas, no auditório da Secretaria de Saúde sobre “Escola da Respiração: contribuição do aleitamento materno” e outra às 19 horas, no Senac, sobre amamentação, que será ministrada pela médica Maria José Guardia Mattar.
 Já nos dias 01 e 03/8, o Banco de Leite, Unimed e Ben-Saúde oferecerão um lanche às mães doadoras de leite.
 No dia 3/8, outra homenagem às mães será realizada no auditório do Senac, a partir das 13h30. Na programação está prevista palestra com representantes do Corpo de Bombeiros sobre primeiros socorros em crianças e lactantes.
 Aleitamento
Em Rio Preto, o índice de aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida da criança dobrou nos últimos 10 anos, segundo Pesquisa de Avaliação de Práticas Alimentares no Primeiro Ano de Vida, coordenada pelo projeto Amamentação e Municípios.
Em 2001, 18,1% das crianças até um ano de vida haviam sido amamentadas exclusivamente com leite materno até o sexto mês de vida. Em 2009, quando foi realizada a pesquisa que acontece a cada dois anos, o índice saltou para 36%.
 Hoje, a gestante residente no município pode obter orientações sobre aleitamento materno em qualquer uma das 25 unidades de saúde. A Secretaria de Saúde também tem disponível o Banco de Leite Humano, localizado na avenida dos Estudantes, 1.886, no Jardim Aeroporto. De segunda a sexta-feira o serviço funciona das 7 às 17 horas e aos sábados das 8 às 14 horas. O telefone para informações é o (17) 3214-3422.

Nenhum comentário: