quinta-feira, 26 de julho de 2012

Fibromialgia atinge mais mulheres do que homens


Uma doença que merece atenção, especialmente para as mulheres é a fibromialgia. A ciência ainda não descobriu todas as causas doença, mas já se sabe que está ligada ao estresse. Os homens também podem ser atingidos, mas em proporção menor. Cerca de 80% dos pacientes com fibromialgia são mulheres de 15 a 40 anos.
 A aposentada Nassir Goulart Figueiredo, de São José do Rio Preto (SP),  leva hoje uma vida tranquila. As crises de dor que começam nos pés, passam pelas pernas, braços e se espalham pelo corpo são raras. Mas nem sempre foi assim. A aposentada visitou vários médicos até encontrar o diagnóstico. Ela sofre de fibromialgia, uma doença crônica. “No início achava que fosse uma câimbra, mas era uma dor constante. Tomava um antinflamatório e a dor passava, mas logo voltada”, afirma.
 Os principais sintomas da fibromialgia são dores pelo corpo e fadiga constante. A doença atinge uma em cada 100 pessoas e que requer muita atenção por parte dos pacientes.  Por anos, o administrador de empresas Sidinei Giron acreditou sofrer de problemas na coluna. Foi durante um tratamento para desvio de hérnia de disco, que ele descobriu a verdadeira causa do incômodo. Até hoje, o administrador de empresas não aprendeu a lidar com a doença. “Sinto dores nas articulações, uma dor que só passa com analgésico”, diz Giron.
O reumatologista Paulo Tarso Nora Verde lembra que os principais sintomas da fibromialgia são dores intensas e fadiga excessiva. Segundo o especialista, o tratamento é feito a base de antidepressivos e anticonvulsivos, já que a fibromialgia está ligada a outras doenças. “O diagnóstico é parecido com outras doenças dolorosas, por isso é preciso ser bem feito”, explica.
 Além dos medicamentos, outra maneira de combater a fibromialgia é o exercício físico. Mas se você não gosta de praticar esportes, uma simples caminhada pode ajudar a amenizar a dor. Mas para vencer o sedentarismo é preciso acompanhamento profissional.
 O recomendado pelos médicos é que os pacientes iniciem suas atividades em sessões de fisioterapia. “Não adianta ir ao médico e ele pedir para o paciente fazer atividades físicas e ele ir caminhar por conta. É preciso ver qual a melhor atividade ele pode fazer”, afirma o fisioterapeuta Osvaldo Pereira Araújo Júnior.
Com movimentos cuidadosos, que incluem todas as partes do corpo, pessoas que apresentam quadro crítico de fibromialgia aliviam os incômodos causados pela doença e ganham mais qualidade de vida. 
(Escrito por Portal G1).

Nenhum comentário: