sábado, 23 de junho de 2012

Teatro Paulo Moura recebe primeira peça no FIT


Imagem panorâmica de Marcos Nascimento.

O prefeito Valdomiro Lopes entregou ante-ontem o Teatro Municipal Paulo Moura. A inauguração foi marcada por homenagens ao músico e teve a presença de familiares que residem em São José do Rio Preto. “Esta é uma casa para espetáculos e congressos que antes Rio Preto não tinha como receber”, destacou o prefeito.
A primeira peça a estrear no espaço será Orfeu Mestiço – uma Hip Hópera Brasileira, dia 05 de Julho, dentro da programação do FIT – Festival Internacional de Teatro.
A festa de inauguração teve apresentação do Coral Paulista Essemble e da banda da Polícia Militar, com as execuções dos hinos nacional e municipal. Logo após, o pianista Paulo de Tarso apresentou Villa-Lobos e com o clarinetista Dubail e o percussionista José Augusto Alves, apresentou um repertório com “Summertime”, de George Gershwin; “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso e “Luiza”, de Tom Jobim.
A escolha do nome Paulo Moura foi uma homenagem do prefeito Valdomiro Lopes ao artista, filho de Rio Preto, que destacou o nome da cidade no cenário nacional e internacional.  Moura foi compositor, saxofonista, clarinetista e arranjador. Paulo Moura nasceu em 1932, em São José do Rio Preto. Ainda criança, aos nove anos de idade, pediu para estudar música e ganhou a primeira clarineta de seu pai. Aos 12 anos, começou a tocar no conjunto do pai, realizando os primeiros solos. Em 1947, já morando no Rio de Janeiro, dedicou-se à música, estudando clarineta e teoria musical com um dos mais conceituados clarinetistas e saxofonistas da época, João Batista. Na década de 1950, ele passa a atuar profissionalmente com a música, contratado como primeiro saxofonista solista da Orquestra de Oswaldo Borba. Paulo Moura faleceu em 2010, vítima de câncer.
Estrutura
O Teatro Municipal Paulo Moura conta com dois pisos, com capacidade de 954 lugares, sendo 940 poltronas e 14 espaços destinados a cadeirantes. O palco, em formato semicircular, possui 22 metros de profundidade e raio de 11 metros.
No piso inferior, há 671 poltronas e, no superior, 269. Há assentos especiais para obesos e pessoas com mobilidade reduzida. O espaço possui seis camarins, sendo dois adaptados para deficientes físicos.

Nenhum comentário: