segunda-feira, 18 de junho de 2012

14,4 mil crianças são vacinadas contra pólio e Cidadania terá Noite Preventiva de Saúde


No primeiro dia de campanha contra a Poliomielite 14.480 crianças menores de cinco anos foram vacinadas em São José do Rio Preto. A campanha começou no último sábado (16/6). A estimativa é da Secretaria de Saúde e corresponde a uma cobertura de 60% das crianças nesta faixa etária.
 A meta é imunizar, até o final da campanha, 95% das 23.896 crianças menores de cinco anos residentes no município.
 Segundo a enfermeira e responsável pelo setor de imunização, Michela Dias Barcelos, os pais e responsáveis que ainda não vacinaram seus filhos têm até do dia 06/7, para imunizarem as crianças. “Em Rio Preto, a vacina está disponível em todas as 25 unidades de saúde, basta ir até a unidade levar a caderneta de vacinação”, afirma.
 Michela salienta que mesmo quem foi recentemente vacinado contra pólio e está com o calendário vacinal em dia deve tomar a vacina. “Vale como reforço, é imprescindível que toda criança menor de cinco anos seja imunizada durante a campanha”, diz.
 Pólio
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o estado de São Paulo não registra nenhum caso de paralisia infantil desde 1988. No entanto, como o vírus da poliomielite ainda circula em países da África e da Ásia, é fundamental que todas as crianças menores de cinco anos sejam imunizadas.

Parque da Cidadania terá
 Noite Preventiva de Saúde

A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, por meio da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF), realiza nesta terça-feira (19/6), Noite Preventiva de Saúde com atendimento em horário alternativo, das 17 às 21 horas. A ação visa atingir a população que trabalha fora e não pode ir até a unidade no horário de funcionamento normal.
 Serão realizados exames preventivos como tuberculose (escarro), papanicolaou, próstata, aferição de pressão arterial e medição de glicemia. Também estarão disponíveis exames sorológicos para diagnóstico de HIV, Sífilis e hepatites virais.
 Quem comparecer à unidade poderá atualizar o calendário vacinal, além de receber orientações sobre o uso racional de medicamentos, saúde bucal, tratamento para tabagismo e dependência química.
 Para ser atendido, o morador do bairro deve comparecer à unidade de saúde, munido de documentos pessoais.

Noite Preventiva de Saúde
Local – UBSF Parque da Cidadania 
(Rua João Gagliardo, 105, no Parque da Cidadania)
Data – 19/06/2012
Horário – 17 às 21 horas

Nenhum comentário: