quarta-feira, 20 de junho de 2012

Doentes crônicos também têm indicação para serem vacinados contra gripe


Pessoas com doenças crônicas cardiovasculares, pulmonares, renais, diabetes, hepatopatas, além de hipertensos também têm indicação para serem vacinadas contra gripe. A orientação é da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto.
 Segundo a enfermeira e coordenadora do setor de imunização da Secretaria de Saúde, Michela Dias Barcelos, também devem ser imunizados contra a doença portadores de asplenia anatômica ou funcional (hemoglobinopatias), imunodeprimidos como, por exemplo, transplantados de órgão sólidos ou de medula, com neoplasias, HIV/AIDS, pessoas que possuam imunodeficiências congênitas, fibrose cística, trissomias, implante coclear, doenças neurológicas incapacitantes e usuários crônicos de aspirina.
 “Para ser vacinado, quem se enquadra nesses critérios, deve apresentar a prescrição médica em qualquer uma das 25 unidades de saúde do município”, afirma Michela. Entre os portadores de doenças crônicas já foram imunizadas 10.888 pessoas.
 Também devem tomar a vacina idosos, crianças menores de dois anos e maiores de seis meses, além de gestantes.
 “Entre as gestantes, a cobertura é de 74,52% com 2.908 mulheres imunizadas e nos idosos, a cobertura é de 72,61%, com 40.907 vacinados. Nesses grupos, também temos intensificado a divulgação”, afirma a enfermeira.
 Do início da campanha até essa terça-feira, 19/6, foram vacinadas em Rio Preto um total de 61.811 pessoas contra gripe, o que equivale a cobertura de 82,2%.
 Na versão 2012, a vacina imuniza contra três tipos de vírus influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e B. “A vacina não é recomendada para quem tem alergia a ovo e aos seus componentes”, ressalta Michela.
 Casos 
Foram confirmados pelo Instituto Adolfo Lutz cinco novos casos de Influenza A (H1N1), conforme discriminação abaixo:
Influenza A (H1N1)
- 1 criança, do sexo masculino, 4 meses. 
Chegou a ser internado no hospital Ielar em 16/6, tendo alta em 18/6, segue estável.
- 1 criança, do sexo masculino, 1 ano. 
Foi atendido na Upa Central em 12/6 e não chegou a ser internado.
- 1 criança, do sexo masculino, 8 anos.
Foi atendido na Upa Central em 14/6 e não chegou a ser internado.
- 1 homem, 51 anos.
 Foi atendido na Upa Central em 14/6 e não chegou a ser internado.
- 1 homem, 54 anos, com comorbidades (doença pré-existente). Chegou a ser internado em 12/6, no Hospital de Base, e teve alta em 16/6. Segue estável.
Com os novos casos, ao todo, do início do ano até o momento, foram registrados 27 casos de H1N1 no município, sendo que em dois desses casos os pacientes foram a óbito.

Nenhum comentário: