quinta-feira, 21 de junho de 2012

Campanha de vacinação contra pólio já imunizou 17.152 crianças em São José do Rio Preto


Um total de 17.152 crianças menores de cinco anos já foram imunizadas em São José do Rio Preto contra paralisia infantil do último sábado (16/6) até essa quarta-feira 20/6, o que corresponde a uma cobertura de 71,78%. A informação é da Secretaria de Saúde, responsável pela campanha de vacinação.
 Segundo a enfermeira e coordenadora do setor de imunização, Michela Dias Barcelos, pais e responsáveis têm até o próximo dia 6/7 para vacinarem seus filhos contra a pólio. Em Rio Preto, a vacina está disponível em todas as 25 unidades de saúde do município.
 A meta é imunizar, até o final da campanha, 95% das 23.896 crianças menores de cinco anos residentes no município.
 Michela alerta que, mesmo as crianças que estejam com a vacina em dia ou tomaram recentemente a dose contra pólio, devem ser vacinadas durante a campanha. “Essa dose é imprescindível”, afirma.
 Nas unidades, os pais também têm a possibilidade de atualizar o calendário vacinal dos filhos com outras vacinas disponíveis na rede do SUS.
 Pólio
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o estado de São Paulo não registra nenhum caso de paralisia infantil desde 1988. No entanto, como o vírus da poliomielite ainda circula em países da África e da Ásia, é fundamental que todas as crianças menores de cinco anos sejam imunizadas.
 Gripe
Também segue até o dia 29/6 a campanha de vacinação contra gripe. Devem ser vacinados idosos, gestantes, crianças menores de dois anos e maiores de seis meses, além de portadores de doenças crônicas com prescrição médica. A vacina também está disponível nas 25 unidades de saúde do município. Do início do ano até o momento, o município já registrou 27 casos de Influenza A (H1N1), com dois óbitos e seis casos de gripe sazonal (gripe comum).

Nenhum comentário: