segunda-feira, 28 de maio de 2012

Nova Esperança mostra sua cara, no "Minha Comunidade é Show" e Panificação Itinerante forma 1ª turma


Os moradores do bairro Nova Esperança participaram neste domingo (27/5), do primeiro evento do projeto "Minha Comunidade é Show". No total, 28 artistas até então desconhecidos, foram ao evento mostrar talentos na dança e na música. Os shows foram realizados nas dependências da escola municipal do local.
O "Minha Comunidade é Show" é um projeto desenvolvido em parcerias pelas secretarias de Cultura e dos Diretos e Políticas para Mulheres, Pessoas com Deficiência, Raça e Etnia. O objetivo do evento é valorizar a diversidade nas expressões e manifestações populares, promovendo a integração da comunidade.
Depois do Nova Esperança, o "Minha Comunidade é Show" acontecerá no Parque da Cidadania, no dia 22 de junho.
O projeto passará ainda pela Vila Toninho, João Paulo II, Parque Estoril, Eldorado, São Deocleciano e Complexo Educacional Núcleo da Esperança Santa Catarina. Os artistas populares de todos os bairros podem se inscrever no site da prefeitura: WWW.riopreto.sp.gov.br.

Panificação Itinerante
forma primeira turma

O prefeito Valdomiro Lopes e a presidente do Fundo Social de Solidariedade de São José do Rio Preto, primeira-dama Eliana Lopes, fizeram nesta segunda-feira (28/5), a entrega de certificados às formandas do curso de Panificação e Confeitaria Básica Itinerante, do programa de Formação Profissional. O evento teve a participação do padre Fábio Henrique Paganin, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, parceira do Fundo Social.
“Vocês são vitoriosas por terem tido coragem de deixar seus lares, dispostas a aprenderem. Todo conhecimento adquirido ao longo das aulas, ninguém tira de vocês. Por isso, todas devem fazer frutificar esse aprendizado, fazendo o trabalho gerar renda e, assim, melhorar o orçamento doméstico”, destacou a presidente do Fundo Social, Eliana Lopes.
Para o padre Fábio Paganin, a parceria com o Fundo Social trouxe satisfação para toda a comunidade local. “A formatura dessas mulheres hoje, é um sonho realizado. Nós tínhamos uma estrutura de cozinha piloto que não era utilizada e o Fundo, com a professora Nely, colocou tudo isso para funcionar e promover o bem comum”, declarou o padre.
Durante a entrega de certificados, o prefeito Valdomiro Lopes, destacou as ações realizadas pelo Fundo Social. “A obra que mais dá orgulho de ver, é a obra que vai de encontro às necessidades das pessoas, como este curso, que vai proporcionar independência financeira para muitas famílias. E vocês que são do Santa Clara, podem ainda contar com toda estrutura de escolas, creche, área de lazer e Unidade Básica de Saúde, com o Núcleo da Esperança”, disse o prefeito.
O Curso de Panificação Itinerante foi realizado em parceria com Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, no Bosque da Felicidade e teve a participação de 16 alunas, moradoras da Estância Santa Clara.
Sob a instrução da professora Nelly Viudes Vendramini, do Banco Municipal de Alimentos, o grupo pode aprender a produzir pães, bolos, salgados e doces, além de boas práticas de higiene e manipulação de alimentos; Noções de pesos e medidas; Armazenamento e validade; e, Noções sobre comercialização dos produtos.
O próximo bairro a receber o Curso de Panificação Itinerante será a Estância São Judas. As pessoas interessadas em participar do curso deverão procurar o Fundo Social e preencher ficha de inscrição. A idade mínima para participar é de 16 anos.
O Fundo Social de Solidariedade fica na rua Pedro Amaral, 3578 - Vila Ercília. Telefone (17) 3214-9010.

Nenhum comentário: